Club Atlético Boca Juniors, o gigante argentino que busca o heptacampeonato da Libertadores
O Club Atlético Boca Juniors, é uma das equipes mais tradicionais presentes na atual edição da Copa Libertadores da América. A equipe entrou na competição em busca do sétimo título da Copa em sua história.
A temida equipe argentina, ocupa o Grupo H, que também conta com Libertad, Caracas e Independiente de Medellín. Mas, apesar de tido como favorito no grupo, atualmente ocupa a segunda posição, dois pontos atrás do Libertad, que lidera com seis pontos.
História
O Club Atlético Boca Juniors, ou apenas Boca Juniors (como rotineiramente é chamado), é um clube tradicional da Argentina, sediado na cidade de Buenos Aires. O nome ”Boca Juniors”, provém do, também famoso, bairro de La Boca. Fundado em 3 de abril de 1905 (114 anos), é um dos clubes mais conhecidos – em proporções mundiais – e vitoriosos do país.
Contudo, o pouco comentado, é que suas cores vieram de um acordo entre os seus fundadores, que em meio a dúvida, decidiram que as cores seriam as mesmas da bandeira do primeiro navio que atracasse no porto de Buenos Aires. A primeira embarcação acabou sendo de origem sueca, portanto as primeiras e únicas cores do Boca Juniors, são o azul e o amarelo.
A história do Boca Juniors, que decorre de 1905, ano de sua fundação, até os dias de hoje, divide-se em dois períodos: a época amadora – até 1930 – e a profissional.
O clube de La Boca, é também um dos maiores campeões nacionais, da Argentina. Conquistou, por 34 vezes, o Campeonato Argentino, entre 1919 e a temporada 2019-20.