Colo-Colo e Universidad de Concepción: a dramática decisão do rebaixamento no Chile

A anedota do possível primeiro rebaixamento do gigante chileno Colo-Colo terá seu capítulo final nesta quarta-feira (17), às 18 horas, no Estádio Fiscal de Talca diante da Universidad de Concepción. O vencedor fica na primeira divisão e o perdedor amaga o descenso no Campeonato Chileno. O time de Santiago foi ameaçado e alentado pela sua torcida na saída da capital, “ganhem ou os matamos”.

O Campeonato Chileno acabou no começo da semana e a Universidad Católica foi coroada campeã. Já a briga pelo rebaixamento foi teatral até o último minuto, especialmente para os colo-colinos. O time do Monumental estava escapando do descenso até sofrer o empate do O’Higgins num pênalti no apagar da luzes. Já a U de Concepción chegou à dramática final via tabela de promedios. Os dois rebaixados até agora são Deportes Iquique e Coquimbo Unido.

entre-apoio-e-ameaca-de-morte-colo-colo-parte-para-jogo-contra-a-degola-Futebol-Latino-16-02
Faixa da torcida organizada Garra Blanca antes do jogo decisivo com os dizeres “ganham ou os matamos” (Reprodução/Twitter)

E não foi somente para o Colo-Colo que a barra deixou um recado, imagens divulgadas pela mídia chilena mostram um suposto panfleto destinados aos penquistas, como é conhecido o time de Concepción. A mensagem trazia uma forte ameaça a vida dos rivais do Colo-Colo: “de Talca não saem vivos”. Com isso, a decisão que já é tensa por si só, ganha ainda mais combustível e pode terminar com sangue derramado.

Nos dois jogos entre as equipes no Campeonato Chileno de 2020, dois empates. Antes da pandemia de covid-19, no Estádio Monumental de David Arellano, valendo pelo turno, 2 a 2 com tentos de Leonardo Valencia e Nicolás Blandi para os locais e dois de Cecilio Watermann para os visitantes. Já o embate do returno no Estádio de Concepción terminou em 1 a 1. Gol de Matías Cabrera para os penquistas e Gabriel Costa para o time do Cacique.

O jogo será sem torcida por conta da pandemia de coronavírus e a Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile colocou um dos árbitros mais experientes para a partida, Julio Bascuñán. Os dois assistentes serão Alejandro Molina e Claudio Urrutia. O quarto árbitro será Eduardo Gamboa. Até o momento, não há confirmação se haverá árbitro assistente de vídeo, porque o Estádio de Talca não está habilitado. Por isso, teremos uma “partida prévia” para testar o equipamento antes da decisão das 18. Caso tenha, o VAR será Juan Lara e o assistente Raúl Orellana.

Resultado de imagem para estadio fiscal de talca
Imagem aérea do Estádio Fiscal de Talca (Espacio Cubierto)

Os times prováveis para o jogo de logo mais são os seguintes. Começando pelo Colo-Colo de Gustavo Quinteros, segundo o jornal En Cancha, o time deve vir com Brayan Cortés; Jeyson Rojas, Maximiliano Falcón, Felipe Campos, Gabriel Suazo; César Fuentes, Carlos Carmona; Ignacio Jara; Pablo Solari, Brayan Véjar e Javier Parraguez.

Já a Universidad de Concepción, do treinador Hugo Balladares, de acordo com informações do Diario Concepción virá com Guillermo Reyes; Juan Abarca, Nicolás Correa, Eric Godoy, Leandro Díaz; Alejandro Camargo, Leonardo Povea, Matías Cabrera, Bryan Carvallo, Jaime Carreño; Cecilio Waterman.

Foto de capa: Agencia Uno