Com a permanência do Colo-Colo, confira os times da Primera División e da Primera B

O Colo-Colo jogou sua vida nessa quarta-feira (17) diante da Universidad de Concepción no Estádio Fiscal de Talca. A magra vitória por 1 a 0 deu o alívio ao gigante chileno e o drama da Primeira B (a segunda divisão do Chile) aos pequenistas. Essa foi a última partida da temporada chilena de 2020, que teve a Universidad Católica como a grande campeã. Já na parte inferior, Coquimbo Unido, Deportes Iquique e a própria U de Conce caíram. O Deportes Melipilla ascendeu à Primera.

O jogo do rebaixamento foi com tons de dramaticidade para colo-colinos e para os universitários. Como era esperado, nenhum dos times atacou muito no começo de jogo, o medo de perder era maior que a vontade de ganhar. Mas a camisa pesou para o time de Santiago. Pablo Solari, argentino, que está emprestado pelo Talleres de Córdoba ao Cacique, aos 19 minutos, apanhou a bola na direita, cortou um, cortou dois e da entrada da pequena área converteu em gol. Esse talvez tenha sido o gol mais comemorado desde o tento de Leonel Herrera na glória eterna da Libertadores de 1991.

A partir daí, a pressa da U de Conce se aliou ao desespero e aos erros de passe do Colo-Colo. Para exemplificar como a bola queimava nos pés colo-colinos, o time acertou somente 55% dos pouco mais de 200 passes e teve menos de 40% de posse de bola. Só que o rival não soube aproveitar, esbarrando na falta de qualidade técnica. Quando o jogo encaminhava para o apito de alívio de Julio Bascuñán com o 1 a 0, os penquistas saíram do lado esportivo e partiram para violência. O último lance de jogo foi uma expulsão do lateral-esquerdo Leandro Parra após revisão no VAR. Antes ameaçado de morte, o Colo-Colo saiu vivo.

Times da Primera e Primera B

Agora, já temos confirmados os 33 times da Primera División e da Primera B chilenas. Começando em ordem alfabética das regiões do país andino e pela principal divisão, vem o Deportes Antofagasta, de Antofagasta. Do Atacama, vem o Cobresal e da região de Coquimbo, o representante será o Deportes La Serena. Valparaíso é a segunda região com mais clubes, três ao todo: Everton, Santiago Wanderers e a Unión La Calera. A região metropolitana de Santiago vem com sete clubes: Audax Italiano, Colo-Colo, Deportes Melpilla, Palestino, Unión Española, Universidad Católica e a Universidad de Chile. As outra quatro equipes são o O’Higgins, da região homônima, Curicó Unido, de Maule, Ñublense, de Ñuble, e Huachipato, de Biobío.

Confira o resumo do Chilenão 2020

A Primeira B terá 16 clubes de 12 regiões diferentes. De Arica y Parinacota, vem o San Marcos de Arica. O descendido Deportes Iquique representa a região de Taparacá. De Antofagasta, vem o Cobreloa. Do Atacama, está o Deportes Copiapó. O outro rebaixado é o Coquimbo Unido, da região homônima. Duas equipes representam Valparaíso: San Luis e Unión San Felipe. Da região metropolitana está o Barnechea, o Lautaro de Buin, o saudoso Magallanes e o Santiago Morning. De O’Higgins, vem o Deportes Santa Cruz. De Maule, o Rangers. A Universidad de Concepción representa Biobío. Há também o Deportes Temuco, de Araucanía, e o Deportes Puerto Montt, de Los Lagos.

O formato de ambas competições deve ser semelhante ao Campeonato Brasileiro, com dois turnos. A diferença é no número de rebaixados. Na primeira divisão, caíram três times e dois times vão ter o acesso. Isso para deixar a próxima edição de 2022 com 16 clubes na Primeira.

Foto de capa: Colo-Colo