Com brasileiros em vantagem, Libertadores tem os jogos da volta da fase 2 nesta semana
A Copa Libertadores terá os jogos de volta de sua fase 2 antes dos grupos. As partidas de ida foram na última semana e nesta terça-feira (16) termos quatro das oito partidas decisivas. Quarta-feira (17) teremos três jogos e a fase 2 termina na quinta (18) com um jogo apenas. Os dois brasileiros desta fase, Santos e Grêmio, largaram em vantagem nos jogos no Brasil. O Peixe venceu o Deportivo Lara, da Venezuela, por 2 a 1 e o Tricolor goleou o Ayacucho, do Peru, por 6 a 1. A fase 3 (última antes dos grupos) deve começar ainda neste mês de março, porque o sorteio dos grupos está para 9 de abril.
Os jogos de terça começam às 19h15 (horário de Brasília) com Deportivo Lara e Santos, no Estádio Olímpico da Universidade da Venezuela, em Caracas, e com Bolívar e Montevideo Wanderers, no Hernando Siles, em La Paz. Para o primeiro embate, o Santos tem a vantagem do empate, mas se perder por 1 a 0, pelo gol fora, o Lara avança. 2 a 1 é pênaltis e qualquer vitória acima de dois gols é dos venezuelanos. Já o Bolívar precisa vencer por mais de dois gols para passar após perder a ida por 1 a 0.
Também na terça, o Ayacucho recebe o Grêmio longe de sua casa, às 21h30. O jogo será no Olímpico de Atahualpa, no Equador, por conta das medidas contra a Covid-19 no Peru. A ida foi 6 a 1 para os brasileiros. No mesmo horário, o Independiente del Valle recebe a Unión Española, do Chile, no Estádio Rodrigo Paz Delgado, popular Casa Blanca. A ida foi 1 a 0 para os chilenos.
Na quarta, às 19h15 no Defensores del Chaco, o Libertad, jogando em vantagem de um gol, recebe a Universidad Católica, do Equador. Mais tarde, às 21h30, duas partidas: San Lorenzo e Universidad de Chile no Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires, e Junior e Caracas, no Metropolitano de Barranquilla. O Ciclón tem vantagem sobre a La U do empate sem gols após a ida em 1 a 1, quem vencer passa. Já o Junior pode perder até por 1 a 0 dentro de seu estádio para ir à fase 3. Na quinta, às 21h30, Atlético Nacional decide sua vida ante o Guaraní no Atanasio Girardot. Os verdolagos venceram em Assunção por 2 a 0 e têm enorme vantagem.
Chaveamentos
Todas as equipes que avançarem à fase 3 terão mais oito partidas internacionais por jogar em 2021 ao menos (duas da fase 3 e seis da Libertadores ou da Sul-Americana). A chave G1 terá Libertad ou Universidad Católica contra Atlético Nacional ou Guaraní. A segunda chave terá muito provavelmente o Grêmio ante Unión Española ou o Independiente del Valle. O G3 terá Bolívar ou Montevideo Wanderers contra Junior ou Caras. A última, tida como a mais pesada, terá Santos ou Deportivo Lara diante de San Lorenzo ou Universidad de Chile.
Foto de capa: Conmebol Libertadores