Conmebol ainda não sinaliza data para a volta do futebol

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) ainda não sinalizou data para o retorno de suas competições, Libertadores e Sul-Americana. Desde o último dia 18 de março, a principal competição do continente está suspensa por conta da pandemia de coronavírus e a medida valia para até esta terça-feira (5). No entanto, a instituição publicou um comunicado dizendo que “continua trabalhando para que o retorno do futebol sul-americano seja realizado com a máxima garantia para todos.

A Libertadores foi suspensa na segunda rodada da fase de grupos. Já a Sul-Americana havia terminado sua primeira fase e esperava o sorteio para o restante da competição.

Além das competições de Clubes, a Copa América que seria realizada em 2020 na Argentina e na Colômbia foi adiada 2021. As novas datas para a competição de seleções mais antiga do mundo é de 11 de junho a 11 de julho de 2021.

A Copa América de 2020 seria a 47ª edição e seria a primeira realizada em duas sedes (Divulgação/Conmebol)

A Conmebol está sendo auxiliada neste momento de dois médicos: o Dr. Sergio Barsanti Wey, professor da Universidade Federal de São Paulo e especialista em infectologia, com o Dr. David Vásquez Awad, especialista em epidemiologia, que ajudarão nas medidas encaminhadas aos Governos Nacionais das distintas Associações Membro.

“Para a Conmebol supõe um grande respaldo científico contar com o assessoramento de dois grandes especialistas como o Dr. Barsanti Wey e o Dr. Vásquez Awad para definir os parâmetros e requisitos necessários para a volta do futebol”, indica o Dr. Osvaldo Pangrazio, Presidente da Comissão Médica da Conmebol.

Assim, ainda não há data para a volta do futebol internacional na América do Sul e o objetivo da Conmebol neste momento é o de retomar o futebol somente quando haver segurança para a realização dos jogos.

“A Conmebol tem como objetivo principal salvaguardar sempre a saúde da grande família do futebol sul-americano e, para isso, buscará a máxima coordenação e consenso para a ótima implementação das medidas previstas”, afirmou a Confederação em comunicado.

Foto de capa: Divulgação/Conmebol