Conmebol aprova protocolo para a volta da Libertadores e Sul-Americana

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) aprovou o novo protocolo para o retorno da Copa Libertadores da América e da Copa Sul-Americana. Entre as medidas, estão a da opção de utilizar uma arbitragem local, o uso das cinco substituições, mudança nas inscrições de atletas e também a confirmação das datas da Libertadores Feminina sub-20, sub-17 e da masculina das mesmas categorias.

Vale lembrar que a Libertadores está prevista para retornar na semana do dia 15 agosto e a Sul-Americana no final de outubro. A principal competição do continente teve as duas primeiras rodadas da fase de grupos e a ‘Sula’ teve somente a primeira fase.

A primeira mudança aprovada é com relação às inscrições de atletas. Antes, segundo o regulamento, não era permitido um jogador atuar por mais de duas equipes na mesma temporada. Agora, o atleta pode atuar por nova equipe e retornar ao time original. Outro item permitido é a inscrição de jogadores em qualquer etapa da competição, ingressados na lista de “boa fé”.

Uma mudança já esperada no regulamento é a regra das cinco substituições. Com a intenção de manter o nível do jogo, a Conmebol autorizou as cinco substituições em três paradas, assim como está acontecendo pelo mundo afora.

A medida mais polêmica tomada pela Conmebol foi com relação à arbitragem do jogo. “O Conselho da Conmebol resolveu adaptar as disposições para o tempo de pandemia que se vive”. Com isso, os jogos poderão ter árbitros de outras nacionalidades e em último caso, do país sede do jogo. Vale lembrar que a Conmebol também distribuirá 93 milhões de dólares para os clubes e federações que são membros para ajudar nas viagens.

Por último, o Conselho confirmou as datas da Libertadores feminina sub-20 e sub-17. A primeira foi interrompida pela pandemia quando se encerrou a fase de grupos e será retomada dia 16 de novembro. Já a sub-17, será jogada no Uruguai, entre os dias 30 de novembro e 19 de dezembro.

Os torneios masculinos das categorias de base somente no ano que vem, 2021. A sub-20, disputada na Colômbia, entre 2 e 27 de fevereiro e a sub-17, no Equador, de 31 de março até 25 de abril.

Foto de capa: Divulgação/Conmebol