Conmebol divulga datas de Libertadores, Sul-Americana e Recopa de 2022
Por conta da Copa do Mundo, as finais da Libertadores e da Sul-Americana estão previstas para o mês de outubro
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou nesta segunda-feira (16) as datas das três competições internacionais sul-americanas em 2022. O calendário traz as datas FIFA, as rodadas da Libertadores, da Sul-Americana e quando serão as finais da Recopa. A final da Sula está para o dia 1 de outubro e a final da Glória Eterna está marcada para o dia 29 de outubro.
A Libertadores é a primeira que arranca em 2022 na semana do dia 9 de fevereiro com a fase 1 – lembrando que não há brasileiros neste primeiro mata-mata. Na semana do dia 16, acontece a volta. Os brasileiros entram na fase 2, que começa no dia 23 de fevereiro e tem a volta no começo de março. As prévias são encerradas nas semanas de 9 e 16 de março – quando jogam também oito países na primeira fase da Sul-Americana.
O sorteio dos grupos de ambas competições estão marcados para o dia 23 de março na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. A Recopa Sul-Americana entre o campeão da Sula e da Liberta acontecem no dia 23 de fevereiro e 2 de março.
Os grupos começam no dia 6 de abril e terminam na semana do dia 25 de maio. Diferente de 2021, não serão rodadas seguidas com as equipes descansando na semana do dia 20 de abril e 11 de maio. O segundo sorteio do caminho da fase final (oitavas, quartas, semifinais e final) acontece em 1 de junho.
Os 32 melhores – 16 da Libertadores e 16 da Sula – jogam o mata-mata a partir de 29 de junho. A volta das oitavas fica para a semana seguinte já no mês de julho. As quartas de final serão jogadas nas suas primeiras semanas de agosto. Por conta da Copa do Mundo, o calendário da Conmebol terminará antes que o de 2021.