Copa América no Brasil: o que se sabe até agora

Na manhã desta segunda (31), a CONMEBOL anunciou que o Brasil será a sede da Copa América de 2021. Marcada inicialmente para Argentina e Colômbia, a Confederação Sul-Americana optou por repetir o país escolhido para a edição anterior.

Primeiro a desistência da Colômbia, devido ao caos político, fez a edição mudar, previamente, apenas para a Argentina, que se diz incapaz de realizar o torneio devido ao alto contágio de Covid-19. Segundo a CONMEBOL, o país mais preparado para receber a competição centenário é o Brasil, ainda que possua média semanal de 1.838 mortes pela pandemia.

A decisão foi repleta de polêmicas, a primeira delas é as cidades que receberão o torneio. O governo de Pernambuco foi o primeiro a se manifestar e se disse contrário a realização de jogos da Copa América no estado. São Paulo, Natal, Curitiba e Rio de Janeiro também estão fora, mas há um desejo da CONMEBOL de uma final no Maracanã.

Apesar de haver manifestações negativas, o governo do Mato Grosso ofereceu a Arena Pantanal para ser sede do torneio, o que coloca Cuiabá como uma das possíveis sedes. Segundo o jornalista Venê Casagrande, do Jornal O Dia, além de Cuiabá, Vitória, Goiânia e Brasília estão sendo debatidos internamente pela CONMEBOL.

Há, ainda, uma decisão da Casa Civil que, segundo o Ministro Luiz Eduardo Ramos será informada nesta terça-feira. O Ministro disse que não há confirmação de que Brasil sediará Copa América, entende que a situação é “difícil” com pandemia, mas que governo colocou como condição todos estarem vacinados.

Algumas regras da Casa Civil para a realização da Copa América no país:

  • Não haverá público nos jogos;
  • Apenas 65 pessoas por delegação;
  • Todos os integrantes das delegações deverão estar vacinados.

Além disso, o presidente da CBF, Rogério Caboclo, deverá depor na CPI da Covid, uma iniciativa do Supremo Tribunal Federal de combater fraudes com gastos na pandemia.