|

Fase 1 da Libertadores: Liverpool sai em vantagem e Guaraní goleia na Bolívia

A Copa Libertadores 2021 começou nesta semana com três partidas da fase 1 para seis equipes. O jogo de abertura foi entre Liverpool, do Uruguai, e Universidad Católica, do Equador, no Estádio Parque Alfredo Victor Viera, em Montevidéu na terça-feira (23). Os outros dois jogos foram na quarta-feira (24) entre Universidad César Vallejo, do Peru, e Caracas, da Venezuela e Royal Pari, da Bolívia, ante Guaraní, do Paraguai.

Quem largou em vantagem nos mata-matas da fase 1 foram Liverpool e Guaraní. Os uruguaios venceram por 2 a 1 e podem empatar para avançar à fase 2. Já os paraguaios golearam em Santa Cruz La Sierra por 4 a 1 e podem perder por 3 a 0 em casa que avançam. Peruanos e venezuelanos ficaram no empate em 0 a 0.

Os jogos de volta serão na próxima semana. No dia 2 de março, terça-feira, a Católica recebe o Liverpool no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, às 22h30. Quem passar pega o Libertad, do Paraguai. Na quarta-feira, dia 3 de março, no Estádio Olímpico da Universidad Central de Venezuela, às 19h15, o Caracas joga ante a Universidad César Vallejo. O vencedor enfrenta o Atlético Junior, da Colômbia. A fase 1 é fechada com Guaraní e Royal Pari no Estadio Luis Alfonso Giagni, em Assunção, às 21h30. Desse confronto, sai o adversário do Nacional de Medellín, da Colômbia.

Imagem
Primeiro jogo da Liberta 2021 foi entre Liverpool e Católica (Conmebol)

Liverpool (URU) 2-1 Universidad Católica (EQU)

No jogo de abertura da Taça Libertadores da América de 2021, o Liverpool recebeu a Universidad Católica e venceu os equatorianos pelo placar de 2 a 1. A partida começou bastante equilibrada, porém, era o time do Equador quem tinha as melhores oportunidades, chegando inclusive bem próximo de abrir o placar com Juan Tevez, no lance o jogador protagonizou um algo digno de Inacreditável Futebol Clube, pouco tempo depois o centroavante se redimiu e abriu o placar do jogo. Com o resultado desfavorável, o Liverpool foi pra cima e conseguiu ter o domínio da partida, porém, sem grandes chances no primeiro tempo, o placar acabou em 1 a 0.

A segunda etapa começou da mesma forma que a primeira acabou, domínio total dos uruguaios, e como era esperado o gol de empate veio. Após cobrança de falta perfeita de Dávila, o Liverpool marcou, 1 a 1. O jogo voltou a se equilibrar depois do marcador estar empatado, até que nos acréscimos, depois de falha na saída de bola da Universidad Católica, o atacante Martín Correa marcou e deu números finais a partida, assim, o Liverpool saiu vitorioso com o placar de 2 a 1.

Essa foi a primeira vitória do Liverpool na história da Libertadores

Universidad César Vallejo (PER) 0-0 Caracas (VEN)

O segundo dia de Libertadores começou com o duelo entre peruanos e venezuelanos, a jovem equipe do César Vallejo recebia os já tradicionais do Caracas. A primeira etapa da partida foi de muitos duelos e pouca inspiração ofensiva, apesar do domínio dos donos da casa – César Vallejo teve 70% de posse de bola, os goleiros pouco tiveram que trabalhar, e assim o placar ficou em 0 a 0.

A segunda etapa veio com os peruanos mais ofensivos e levando perigo ao goleiro Beycker Velásquez, do Caracas, grande destaque da partida. Os donos da casa chegaram a ter um pênalti marcado ao seu favor aos 42 minutos, porém, o atacante Mena cobrou para fora, e assim a partida se encerrou em 0 a 0. Talvez o ponto que mais chame atenção da partida tenha sido o número de cartões amarelos, foram 6 no total, 3 para cada time, sendo 5 deles aplicados na segunda etapa da jogo. As duas equipes voltam a se enfrentar no dia 3 de março, com mando de campo do Caracas.

Imagem
Esse foi o primeiro empate da Libertadores 2021 (Conmebol)

Royal Pari (BOL) 1-4 Guaraní (PAR)

O jogo de fechamento das partidas de ida da fase 1 foi discrepante. Em Santa Cruz de La Sierra, o Royal Pari foi valente, mas esbarrou no bom time do Guaraní e também no azar. Para se ter uma ideia, os locais chutaram mais vezes (15 contra 11), mas só marcaram uma vez. O Cacique mandou cinco bolas ao gol e quatro entraram. O primeiro tempo foi tranquilo para os aurinegros. Aos 3 minutos, numa cabeçada que nem balançou as redes, Marín Colmán abriu o placar. Raúl Bobadilla ampliou ao tocar na saída do goleiro aos 19. No final da primeira etapa, Marín foi às redes de novo. 3 a 0.

Na etapa final, o treinador argentino Gustavo Costas, do Guaraní, já com a imensa vantagem recuou o time. O Royal Pari, foi para cima e criou algumas chances para diminuir o prejuízo. Faltou técnica e sobrou azar. Os bolivianos até marcaram de cabeça após escanteio aos 28 minutos com Rubillo Castillo. Mas na jogada seguinte, Fernando Fernandéz fez o quarto gol paraguaio e deu números finais.

Foto de capa: Conmebol

Texto produzido por Gabriel Neri e Tomaz Morais