Fase 1 da Libertadores: Universidad Católica, Caracas e Guaraní avançam

A Libertadores terminou sua primeira fase nesta semana com os três embates de volta da fase 1. Todas as equipes que decidiram em casa, apesar de não ter a presença de torcida por conta da pandemia de Coronavírus, avançaram. Universidad Católica, do Equador, Caracas, da Venezuela e Guaraní, do Paraguai, deixaram Liverpool, do Uruguai, Universidad César Vallejo, do Peru, e Royal Pari, da Bolívia pelo caminho. A fase 2, a penúltima antes dos grupos e que tem a estreia de brasileiros, começa na próxima terça-feira (9).

Com isso, quase todos os confrontos da fase 2 já estão definidos. O único embate que resta confirmação é envolvendo o Brasil. O Ayacucho, do Peru, enfrentará Grêmio ou Fluminense, dependendo de quem for campeão da Copa do Brasil. Se o Palmeiras confirmar a vantagem mínima na ida, será o Grêmio e se os gaúchos forem campeões, serão os cariocas a enfrentar o time do Peru.

Para os três que avançaram da fase 1, os jogos já têm datas e mandos definidos. A Universidad Católica pega o Libertad, do Paraguai, no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, na quarta-feira (10), às 19h15. O Caracas recebe o Atlético Junior, de Barranquilla, no mesmo dia, às 21h30, no Estádio Olímpico de la Universidad Central de Venezuela. Já o Guaraní faz um jogo que promete muito na quinta-feira (11), às 21h30, no Estádio Rogelio Livieres, ante o Atlético Nacional, da Colômbia.

Guaraní goleou no jogo de ida em Santa Cruz de La Sierra e empatou na volta (Conmebol Libertadores)

Universidad Católica-EQU 3-0 Liverpool-URU (5-2 agregado)

A primeira partida de volta da fase 1 da Copa Libertadores aconteceu na terça-feira, no Estádio Olimpico Atahualpa, em Quito, no Equador. A partida de ida tinha tido como vencedor o Liverpool, com um placar de 2 a 1 depois de uma bela virada, assim, os equatorianos precisavam da vitória para passar de fase, enquanto que para os uruguaios um empate bastava.

Com a bola rolando foi visto um volume ofensivo maior dos donos da casa, enquanto que os visitantes buscavam os contra-ataques. O primeiro gol foi sair apenas aos 37 minutos do primeiro tempo, depois de bate rebate na área Juan Tevez chutou e marcou, Universidad Católica 1 a 0. O segundo gol saiu ainda na primeira etapa, depois de jogada trabalhada Walter Chalá recebeu e tocou na saída do goleiro adversário, Universidad Católica 2 a 0. A segunda etapa teve muito equilíbrio, e os visitantes conseguiam levar perigo para a meta adversária, consagrando assim o goleiro Galíndez, o melhor em campo. O placar foi fechado aos 29 minutos com Guilhermo De Los Santos, encerrando em 3 a 0 para a Universidad Católica. Os equatorianos agora enfrentam os paraguaios do Libertad, na segunda fase da Copa Libertadores.

— CONMEBOL Libertadores (@Libertadores) March 3, 2021

Caracas-VEN 2-0 Universidad César Vallejo-PER (2-0 agregado)

As duas equipes fizeram um jogo com poucas emoções em Lima na ida, mas os venezuelanos ditaram o ritmo na volta e saíram classificados no Estádio Olímpico de la Universidad Central de Venezuela. O 2 a 0 ficou barato para os peruanos.

O time local começou indo para cima e arriscou de fora nos primeiros minutos. Aos 18, Jorge Echeverría saiu costurando a defesa peruana até ser parado pelo goleiro Máximo Terrones com falta na área. Pênalti que o camisa 22 cobrou no canto direito do arco, 1 a 0 Caracas. O primeiro tempo terminou assim. Na etapa final, o Caracas acumulou chances perdidas para dilatar o placar. César Vallejo chegava mais na pressão do que organização. Já nos 15 minutos finais, Jersson Vásquez após agressão tomou cartão vermelho. Com um a mais, Richard Celis fez o 2 a 0 para fechar o caixão.

— CONMEBOL Libertadores (@Libertadores) March 4, 2021

Guaraní-PAR 1-1 Royal Pari-BOL (5-2 agregado)

Depois de aplicar uma goleada no jogo de ida na Bolívia, os paraguaios do Guarani recebiam o Royal Pari no Estádio Rogelio Silvino Livieres, em Assunção. O árbitro da partida foi o brasileiro, Rodolpho Toski Marques.

Com a bola rolando foi visto uma partida bem menos inspiradora do que a da última semana, com muita chuva caindo na capital paraguaia o jogo não fluía e as chances não apareciam, mesmo assim, os donos da casa tentavam levar perigo para a defesa adversária, sem conseguir concluir em gols, o primeiro tempo se encerrou em 0 a 0. Na segunda etapa o roteiro foi o mesmo, apesar de vermos um Royal Pari com mais volume no ataque eram os paraguaios do Guarani que levavam mais perigo, e aos 13 minutos Ángel Benítez marcou o 1 a 0 para os donos da casa. Os bolivianos chegaram a empatar a partida aos 29 minutos, depois de cruzamento na área o meio campista do Guarani, José Florentin desviou para dentro do próprio gol, 1 a 1. O placar não foi alterado até o final, assim, o Guaraní avançou para a fase seguinte, e agora encara o Atlético Nacional, da Colômbia.

— CONMEBOL Libertadores (@Libertadores) March 4, 2021

Foto de capa: Conmebol Libertadores

Texto produzido por Gabriel Neri e Tomaz Morais