
A Libertadores terminou sua primeira fase nesta semana com os três embates de volta da fase 1. Todas as equipes que decidiram em casa, apesar de não ter a presença de torcida por conta da pandemia de Coronavírus, avançaram. Universidad Católica, do Equador, Caracas, da Venezuela e Guaraní, do Paraguai, deixaram Liverpool, do Uruguai, Universidad César Vallejo, do Peru, e Royal Pari, da Bolívia pelo caminho. A fase 2, a penúltima antes dos grupos e que tem a estreia de brasileiros, começa na próxima terça-feira (9).
Com isso, quase todos os confrontos da fase 2 já estão definidos. O único embate que resta confirmação é envolvendo o Brasil. O Ayacucho, do Peru, enfrentará Grêmio ou Fluminense, dependendo de quem for campeão da Copa do Brasil. Se o Palmeiras confirmar a vantagem mínima na ida, será o Grêmio e se os gaúchos forem campeões, serão os cariocas a enfrentar o time do Peru.
Para os três que avançaram da fase 1, os jogos já têm datas e mandos definidos. A Universidad Católica pega o Libertad, do Paraguai, no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, na quarta-feira (10), às 19h15. O Caracas recebe o Atlético Junior, de Barranquilla, no mesmo dia, às 21h30, no Estádio Olímpico de la Universidad Central de Venezuela. Já o Guaraní faz um jogo que promete muito na quinta-feira (11), às 21h30, no Estádio Rogelio Livieres, ante o Atlético Nacional, da Colômbia.
A primeira partida de volta da fase 1 da Copa Libertadores aconteceu na terça-feira, no Estádio Olimpico Atahualpa, em Quito, no Equador. A partida de ida tinha tido como vencedor o Liverpool, com um placar de 2 a 1 depois de uma bela virada, assim, os equatorianos precisavam da vitória para passar de fase, enquanto que para os uruguaios um empate bastava.
Com a bola rolando foi visto um volume ofensivo maior dos donos da casa, enquanto que os visitantes buscavam os contra-ataques. O primeiro gol foi sair apenas aos 37 minutos do primeiro tempo, depois de bate rebate na área Juan Tevez chutou e marcou, Universidad Católica 1 a 0. O segundo gol saiu ainda na primeira etapa, depois de jogada trabalhada Walter Chalá recebeu e tocou na saída do goleiro adversário, Universidad Católica 2 a 0. A segunda etapa teve muito equilíbrio, e os visitantes conseguiam levar perigo para a meta adversária, consagrando assim o goleiro Galíndez, o melhor em campo. O placar foi fechado aos 29 minutos com Guilhermo De Los Santos, encerrando em 3 a 0 para a Universidad Católica. Os equatorianos agora enfrentam os paraguaios do Libertad, na segunda fase da Copa Libertadores.
As duas equipes fizeram um jogo com poucas emoções em Lima na ida, mas os venezuelanos ditaram o ritmo na volta e saíram classificados no Estádio Olímpico de la Universidad Central de Venezuela. O 2 a 0 ficou barato para os peruanos.
O time local começou indo para cima e arriscou de fora nos primeiros minutos. Aos 18, Jorge Echeverría saiu costurando a defesa peruana até ser parado pelo goleiro Máximo Terrones com falta na área. Pênalti que o camisa 22 cobrou no canto direito do arco, 1 a 0 Caracas. O primeiro tempo terminou assim. Na etapa final, o Caracas acumulou chances perdidas para dilatar o placar. César Vallejo chegava mais na pressão do que organização. Já nos 15 minutos finais, Jersson Vásquez após agressão tomou cartão vermelho. Com um a mais, Richard Celis fez o 2 a 0 para fechar o caixão.
Depois de aplicar uma goleada no jogo de ida na Bolívia, os paraguaios do Guarani recebiam o Royal Pari no Estádio Rogelio Silvino Livieres, em Assunção. O árbitro da partida foi o brasileiro, Rodolpho Toski Marques.
Com a bola rolando foi visto uma partida bem menos inspiradora do que a da última semana, com muita chuva caindo na capital paraguaia o jogo não fluía e as chances não apareciam, mesmo assim, os donos da casa tentavam levar perigo para a defesa adversária, sem conseguir concluir em gols, o primeiro tempo se encerrou em 0 a 0. Na segunda etapa o roteiro foi o mesmo, apesar de vermos um Royal Pari com mais volume no ataque eram os paraguaios do Guarani que levavam mais perigo, e aos 13 minutos Ángel Benítez marcou o 1 a 0 para os donos da casa. Os bolivianos chegaram a empatar a partida aos 29 minutos, depois de cruzamento na área o meio campista do Guarani, José Florentin desviou para dentro do próprio gol, 1 a 1. O placar não foi alterado até o final, assim, o Guaraní avançou para a fase seguinte, e agora encara o Atlético Nacional, da Colômbia.
Foto de capa: Conmebol Libertadores
Texto produzido por Gabriel Neri e Tomaz Morais
O clube ainda conta com o retorno de Dudu e Fausto Vera, além de João Marcelo, que foram desfalques no…
Lyanco sentiu dores na coxa esquerda durante a vitória por 2 a 1 na última quinta-feira (14) contra o Godoy…
Por fim, o atacante elogiou a passagem de Rabello pelo Galo, destacando o profissionalismo do mesmo no clube.