Fase 2 da Libertadores: Brasileiros vencem em casa e colombianos ganham fora
Os jogos de ida da fase 2 da Copa Libertadores começaram nesta semana e já no dia 16 se iniciam as partidas de volta. É nesta fase que os times brasileiros estreiam na principal competição do continente. O Santos fez um dos jogos de abertura contra o Deportivo Lara, da Venezuela, e venceu por 2 a 1. O Grêmio praticamente confirmou a vaga diante do Ayacucho, do Peru, ao golear por 6 a 1. Nos outros jogos mais esperados, entre Universidad de Chile e San Lorenzo, empate por 1 a 1, e entre Guaraní, do Paraguai, e Atlético Nacional, 2 a 0 para os da Colômbia. Confira o resumo de cada partida abaixo.
Chave G1
Universidad Católica (EQU) 0-1 Libertad (PAR)
O jogo na altitude de 2.850 metros do Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, teve prevalecendo a qualidade da equipe paraguaia. A Universidad Catolica não conseguiu repetir o jogo que valeu a classificação na última fase ante o Liverpool (URU). O time de Daniel Garnero buscava os contra-ataques na velocidade e chegou ao gol ainda no primeiro tempo com um chutaço do meio da rua de Rodrigo Bogarín. Com o resultado, o time de Assunção pode empatar para avançar à fase 3. Quem avançar daqui pega Guaraní ou Atlético Nacional.
Guaraní (PAR) 0-2 Atlético Nacional (COL)
Em Assunção, no Estádio Defensores del Chaco, acontecia o duelo entre Guarani e Atlético Nacional, duas equipes que cada vez mais se mostram tradicionais na Copa Libertadores. A expectativa para a partida era enorme, e com a bola rolando foi visto um grande jogo, o Atlético Nacional chegava com mais perigo ao ataque adversário, mas os paraguaios também conseguiam chegar. O primeiro gol da partida saiu aos 22 minutos, Jarlan Barrera chutou e depois da bola desviar no adversário, entrou no fundo do gol, 1 a 0 para os colombianos. O Atlético chegou a marcar um belo segundo gol, mas foi anulado por impedimento, assim, a esperança do Guarani continuava, pelo menos até os 53 minutos da segunda etapa quando Brayan Rovira cobrou falta com perfeição e marcou um golaço, Atlético Nacional 2 a 0, e assim o placar se encerrou. A partida de volta acontece no dia 18 de março, na Colômbia.
Chave G2
Grêmio 6-1 Ayacucho (PER)
Em Porto Alegre, na Arena do Grêmio, acontecia o duelo entre brasileiros e peruanos, o Grêmio vinha de uma derrota na final da Copa do Brasil e precisava dar uma resposta para o seu torcedor. O jogo começou com gol, logo aos 4 minutos o zagueiro David Braz completou passe de Pinares e fez 1 a 0, o segundo gol foi marcado por Ferreirinha, o atacante driblou o zagueiro adversário e mandou para o fundo das redes, 2 a 0. De pênalti, Diego Souza fez o 3 a 0 e para fechar o placar no primeiro tempo, Diego Souza novamente marcou depois de bela jogada, 4 a 0 ao final da primeira etapa. A segunda etapa continuou da mesma forma que a primeira, o Grêmio pressionava os peruanos, mas foram os visitantes que marcaram o primeiro gol do segundo tempo, Minzun Quina completou pro gol depois de bate rebate na área. Mas os brasileiros não se abalaram e fizeram o quinto gol com Guilherme, depois de boa jogada dentro da área, o placar foi fechado aos 41 minutos do segundo tempo, Diego Souza marcou seu terceiro gol na partida e deu números finais ao jogo, Grêmio 6 a 1 Ayacucho, a partida de volta acontece no dia 16 de março, no Peru.
