Futebol Sul-Americano

Fase 2 da Libertadores: Chuva de gols e brasileiros avançando

A Copa Libertadores chegou ao fim da fase 2 nesta semana com os jogos de volta. Os dois brasileiros estreantes nesta fase, Grêmio e Santos, não decepcionaram e estão garantidos na fase 3. Os dois colombianos, Atlético Nacional e Junior, também conseguiram se impor e avançaram. Junto a esses quatro, jogarão a terceira fase o Bolívar-BOL, San Lorenzo-ARG, Independiente del Valle-EQU e Libertad-PAR. A rodada foi marcada pela chuva de gols, foram 31 em oito jogos. Os embates do último turno antes da fase de grupos serão em abril.

Não cair na fase 2, além da importância financeira, valia também a certeza de mais oito partidas internacionais aos vencedores. Serão duas da terceira fase e mais seis da fase de grupos. Isso porque o vencedor avança para a Libertadores e o perdedor para a Copa Sul-Americana, que tem um formato inédito em 2021.

Os quatro embates da fase 3 terão jogos chamativos como San Lorenzo contra o Santos e Independiente del Valle ante o Grêmio. Completando, o Bolívar pegará o Junior e o Libertad joga diante do Atlético Nacional.

Confira abaixo o resumo de cada jogo da volta da fase 2:

Deportivo Lara (VEN) 1-1 Santos (2-3 agregado)

O Peixe foi até o Estádio Olímpico da UCV, em Caracas, para jogar ante o Deportivo Lara. A partida foi na capital venezuelana por conta da pandemia de covid-19. O jogo teve poucas emoções no primeiro tempo com alguns chutes isolados e distantes da equipe local e com pouca inspiração no ataque santista. Mas a camisa 10 brilhou. O venezuelano Yeferson Soteldo sofreu uma falta aos 37 do primeiro tempo muito próxima a área. De pé direito, mandou no ângulo de Luis Curiel. 1 a 0. Na etapa final, com muito mais intensidade do que organização, o Lara empatou com o zagueiro Ignacio Anzola (que também marcou na ida). Mas o resultado não foi suficiente. Santos vencedor no agregado.

San Lorenzo (ARG) 2-0 Universidad de Chile (3-1 agregado)

Na Cidade Autônoma de Buenos Aires, no Estádio Nuevo Gasômetro, o San Lorenzo recebeu a Unversidad de Chile. O time de Santiago tinha vários desfalques por conta de casos de coronavírus e entrou em campo com um plantel jovem. Já o Ciclón, com a vantagem do empate com gols da ida, fez uma partida tranquila e não teve ameaças a sua meta. Destaque da noite ficou para o paraguaio Ángel Romero, ex-Corinthians. O camisa 11 cobrou dois escanteios no começo de jogo. Duas cabeçadas, uma no travessão e a outra na rede para abrir o placar. O autor do 1 a 0 foi um conhecido brasileiro, Franco Di Santo, ex-Atlético Mineiro. Na etapa final, Romero fez seu gol numa retomada de bola e bela trama ofensiva. O placar poderia ser maior se Di Santo acertasse dois chutes cara a cara com o goleiro. CASLA classificado para pegar o Santos.

Ayacucho (PER) 1-2 Grêmio (2-8 agregado)

No Estádio Ciudad de Cumaná, no Peru, o Ayacucho recebeu o Grêmio para a partida de volta da Copa Libertadores, o jogo de ida havia terminado em 6 a 1 para os brasileiros e o confronto já estava praticamente resolvido. Assim, o Tricolor foi a campo com uma equipe quase que inteiramente reserva. Com a bola rolando foi visto um jogo equilibrado, o primeiro gol saiu apenas aos 40 minutos da primeira etapa, Leandro Sosa marcou para os donos da casa, 1 a 0 Ayacucho. O Grêmio tratou de empatar 1 minuto depois com Ferreirinha, e assim a primeira parte do jogo acabava em 1 a 1. O segundo tempo teve um domínio dos donos da casa que mesmo já estando praticamente eliminados do torneio, queriam encerrar a sua passagem com uma vitória, mas não foi o que aconteceu, aos 42 minutos da segunda etapa, Ricardinho marcou para os visitantes e fechou o placar, 2 a 1 para os brasileiros. O Grêmio agora enfrentará o Independiente del Valle pela terceira fase da Libertadores.

Independiente del Valle (EQU) 6-2 Unión Española (CHI) (6-3 agregado)

Em Sangolquí, no Equador, acontecia o jogo de volta entre Independiente del Valle e Unión Española, a partida de ida havia sido vencida pela equipe chilena pelo placar de 1 a 0. Com a bola rolando tudo foi resolvido bem rápido, o Independiente del Valle que se tornou no últimos anos uma equipe bem forte no cenário sul-americano, tratou de resolver tudo ainda no primeiro tempo. Aos 3 minutos de jogo Pedro Vite fez o 1 a 0 depois de boa jogada dos donos da casa, aos 15 minutos o 2 a 0 veio com Brian Montenegro, o 3 a 0 saiu aos 30 minutos de jogo, Lorenzo Faravelli de pênalti mandou a bola pro fundo das redes e ainda no primeiro tempo Brian Montenegro tratou de fazer o quarto gol da equipe, assim se encerrava a primeira parte do jogo. Os chilenos voltaram para o segundo tempo buscando melhorar o placar para não sair de campo com uma goleada, e aos 11 minutos, Victor Méndez fez o 4 a 1, menos de 1 minuto depois, Faravelli marcou e fez 5 a 1 para os donos da casa, aos 16 minutos Patricio Rubio marcou para os chilenos, deixando o placar em 5 a 2, o marcador só foi fechado aos 54 minutos com Brian Montenegro, 6 a 2 para os equatorianos. O Independiente del Valle agora enfrenta o Grêmio.

Bolívar 5-0 Montevideo Wanderers (URU) (5-1 agregado)

Na terça-feira, aconteceu o jogo de volta entre Bolívar e Montevideo Wanderers, na partida de ida os uruguaios haviam vencido pelo placar de 1 a 0 – com um gol pra lá de polêmico – o segundo jogo acontecia em La Paz, no Hernando Siles e o Bolívar precisava de 2 a 0 para avançar para a terceira fase da Copa Libertadores. Com a bola rolando foi visto um domínio absurdo dos donos da casa, logo aos 4 minutos de jogo Javier Ramos desviou para o gol e fez 1 a 0 para os bolivianos, placar que levaria a partida para os pênaltis, mas o Bolívar queria mais. O 2 a 0 veio depois de uma dividida de Bruno Miranda com o goleiro adversário – não existe gol feio, mas esse foi feinho – nos acréscimos do primeiro tempo Diego Hernández do Wanderers foi expulso e complicou de vez a vida dos uruguaios. Aos 7 minutos da segunda etapa, Javier Ramos fez de cabeça o 3 a 0 para os donos da casa e 5 minutos depois o 4 a 0 veio depois de desvio de Macaluso contra o próprio gol, o placar só foi fechado aos 49 minutos com Victor Abrego, 5 a 0 para os bolivianos. O Bolívar agora enfrenta o Junior, de Barranquilla, na terceira fase da Copa Libertadores da América.

Junior (COL) 3-1 Caracas (VEN) (5-2 agregado)

No Monumental de Barranquilla, o Junior recebeu o Caracas e venceu novamente a equipe da Venezuela. Assim como no jogo de ida, vencido por 2 a 1, Miguel Borja, ex-Palmeiras, deixou sua marca. Foi ele quem abriu o placar de cabeça no primeiro tempo. Na etapa final, em uma linda trama ofensiva Teófilo Guttiérrez fez o 2 a 0. O Caracas diminuiu de pênalti com Samson Akynyoola. Mas com um lindo gol de falta no apagar das luzes, o Jhon Pajoy deu números finais ao jogo. 3 a 1.

Libertad (PAR) 2-2 Universidad Católica (EQU) (3-2 agregado)

No Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, o Libertad passou por poucas e boas diante da Universidad Católica. A equipe paraguaia tinha vencido o jogo de ida pelo placar de 1 a 0 e poderia empatar a volta. O time ficou duas vezes na frente do marcador com doblete de Carlos Ferreira. Walter Chalá fez um e nos 10 minutos finais, pressão equatoriana. Juan Manuel Tevez empatou de pênalti e deixou a tensão no ar. O Libertad se segurou como pode e a Universidad foi para cima. No apagar das luzes, a defesa paraguaia falhou e sobrou uma bola limpa, que seria a da classificação, mas foi desperdiçada pelos visitantes.

Atlético Nacional (COL) 3-0 Guarani (PAR) (5-0 agregado)

Na quinta-feira, 18 de março, em Medellin, acontecia a partida de volta do confronto entre Atlético Nacional da Colômbia e Guarani de Paraguai, o confronto de ida havia sido vencido por 2 a 0 pelos colombianos. Com a bola rolando foi visto de fato um grande domínio dos donos da casa, e isso foi visto no placar, o 1 a 0 saiu aos 24 minutos da primeira etapa com Andrés Andrade, depois de bela jogada da equipe colombiana, o segundo gol saiu aos 39 minutos com Jarlan Barrera, e assim o placar se encerrava no primeiro tempo. Na segunda etapa o Nacional ainda ganhou a vantagem de ter um jogador a mais, pois Miguel Benítez do Guarani foi expulso de campo, e aos 7 minutos de jogo, Andrés Andrade novamente marcou e deu números finais ao placar, 3 a 0. O Atlético Nacional agora enfrenta o Libertad na terceira fase da Copa Libertadores da América.

Foto de capa: Conmebol

Redação MF

As maiores e mais importantes notícias do Futebol você encontra aqui, seja qual for seu time!

Últimos Posts

Com quatro desfalques, Atlético anuncia lista de relacionados para decisão na Sul-Americana

O clube ainda conta com o retorno de Dudu e Fausto Vera, além de João Marcelo, que foram desfalques no…

20 de agosto de 2025

Lyanco tem lesão muscular confirmada na coxa esquerda e pode ser desfalque em duelos pela Copa do Brasil

Lyanco sentiu dores na coxa esquerda durante a vitória por 2 a 1 na última quinta-feira (14) contra o Godoy…

18 de agosto de 2025

Hulk fala sobre saída de Igor Rabello do Atlético e destaca profissionalismo do zagueiro

Por fim, o atacante elogiou a passagem de Rabello pelo Galo, destacando o profissionalismo do mesmo no clube.

18 de agosto de 2025