GARIMPO SUL-AMERICANO: Agustín Palavecino

A Argentina é marcada por um histórico animador com meio-campistas, desde gênios do futebol até jogadores relevantes para o cenário continental. Há casos dos jogadores que passam grande parte da carreira sem receber a oportunidade de jogar em uma liga importante ou em times competitivos e ficam esquecidos na cabeça do torcedor. Sendo assim, o talento da série é um jogador bastante interessante e que vem se destacando no futebol colombiano. Trata-se de Agustín Palavecino , do Deportivo Cali.

Palavecino, de 24 anos, é natural de Florida, na Argentina. Iniciou sua trajetória defendendo o Platense, modesto clube de Buenos Aires. Na sua passagem pela capital conseguiu ajudar a equipe na conquista do acesso para a primeira divisão argentina e logo chamou a atenção do Deportivo Cali, que o contratou em 2019. Atualmente, indo para a sua terceira temporada defendendo as cores dos “Verdiblancos”, Agustín Palavecino é um dos principais jogadores da equipe e carrega a responsabilidade de vestir a camisa 10 do time.

Números e desempenho

Dentre as características do meio-campista a de se destacar a versatilidade e a intensa presença na área. Este envolvimento nas jogadas de ataque lhe rendem uma participação de 18 gols e 6 assistências em 73 jogos pelo Deportivo. Apesar de ser destro, Palavecino explora bastante o lado esquerdo de campo aproveitando o pé dominante e também atuando por dentro.

A seguir o mapa de calor de Palavecino na temporada 2020:

Mapa de calor de Palavecino em 2020

Projeções e mercado

Augustín Palavecino pode surgir como uma boa alternativa para o mercado do futebol brasileiro, visto que além de jovem, pode trazer retorno técnico e financeiro com uma possível venda futura. É importante destacar que ainda no início deste ano o Deportivo Cali recebeu uma investida por parte do Palmeiras. O Verdão estaria disposto a oferecer cerca de 13 milhões de reais pelo jogador, porém a negociação não avançou. Com isso, visado na América do Sul, o meia já é observado pelos grandes clubes sul-americanos e a sua saída parece ser questão de tempo.

Foto de destaque: @deportivocalioficial