Libertadores 2006: a Copa de 14 artilheiros
A principal competição do nosso continente possui vários recordes e histórias interessantíssimas a serem contadas. Contudo, muitas dessas passam despercebidas aos nossos olhares – que costumam ver somente o principal, o vistoso, o bonito perante a um padrão imposto -.
Um dos casos pouco recordados é exatamente relacionado ao número de artilheiros da Copa Libertadores de 2006. A Copa daquele ano teve incríveis 14 jogadores que terminaram com o mesmo número de gols (5) marcados no torneio. No total, foram atletas de três nacionalidades diferentes, clubes de quatro países, e um total de dez equipes.
FERNANDÃO
A equipe que conquistou o título continental à época foi o Internacional de Porto Alegre. Perante a isso, não poderia deixar de ter um representante nessa lista dos 14 artilheiros que marcaram cinco gols naquela história Libertadores. Pelo Colorado, o eterno ídolo Fernandão foi quem bem representou e iniciou a lista, todavia, não seria o único brasileiro nela, porém, contaremos isso no decorrer da matéria.
Atacante e capitão do Internacional, Fernando Lúcio da Costa, ou simplesmente Fernandão, foi peça fundamental para a até então conquista inédita do Colorado. O ídolo máximo do Inter, além de artilheiro na Libertadores daquele ano, também foi o líder de assistências da competição com oito passes para gols. Entre os cinco gols marcados, os que mais tiveram destaque foram os tentos na semifinal contra o Libertad e na finalíssima contra o São Paulo.

(Foto: Reprodução/CONMEBOL)
OUTROS BRASILEIROS
Ainda nessa extensa lista de goleadores, cabem mais quatro jogadores brasileiros. Ainda no início de sua carreira, o atacante Nilmar, atuando pelo Corinthians também conseguiu atingir a marca dos cinco gols na competição. Além dele, Aloísio Chulapa, pelo São Paulo, foi vice-campeão e também está na lista. Pelo Palmeiras, Washington ‘Orelha‘ e Marcinho completam o quadro de brasileiros artilheiros daquela Libertadores.

OS ARGENTINOS
A Argentina foi quem mais teve representantes de sua nacionalidade nessa lista. Duas duplas de dois clubes diferentes, além de um jogador atuando por um clube de outro país e um por outra equipe argentina. Ernesto Farías e Daniel Montenegro encabeçam a lista, ambos atuando no River Plate. Pelo Estudiantes, Mariano Pavone e Calderón são os representantes do Pincha. Além disso, Sebastián Ereros simboliza o Vélez Sarsfield. Todavia, Jorge Quinteros, o último jogador argentino desta apresentação, não atuava em seu país natal, e sim no Chile, pela Universidad Católica.