Foto: Amilcar Orfali/LatinContent
A principal competição do nosso continente possui vários recordes e histórias interessantíssimas a serem contadas. Contudo, muitas dessas passam despercebidas aos nossos olhares – que costumam ver somente o principal, o vistoso, o bonito perante a um padrão imposto -.
Um dos casos pouco recordados é exatamente relacionado ao número de artilheiros da Copa Libertadores de 2006. A Copa daquele ano teve incríveis 14 jogadores que terminaram com o mesmo número de gols (5) marcados no torneio. No total, foram atletas de três nacionalidades diferentes, clubes de quatro países, e um total de dez equipes.
A equipe que conquistou o título continental à época foi o Internacional de Porto Alegre. Perante a isso, não poderia deixar de ter um representante nessa lista dos 14 artilheiros que marcaram cinco gols naquela história Libertadores. Pelo Colorado, o eterno ídolo Fernandão foi quem bem representou e iniciou a lista, todavia, não seria o único brasileiro nela, porém, contaremos isso no decorrer da matéria.
Atacante e capitão do Internacional, Fernando Lúcio da Costa, ou simplesmente Fernandão, foi peça fundamental para a até então conquista inédita do Colorado. O ídolo máximo do Inter, além de artilheiro na Libertadores daquele ano, também foi o líder de assistências da competição com oito passes para gols. Entre os cinco gols marcados, os que mais tiveram destaque foram os tentos na semifinal contra o Libertad e na finalíssima contra o São Paulo.
Ainda nessa extensa lista de goleadores, cabem mais quatro jogadores brasileiros. Ainda no início de sua carreira, o atacante Nilmar, atuando pelo Corinthians também conseguiu atingir a marca dos cinco gols na competição. Além dele, Aloísio Chulapa, pelo São Paulo, foi vice-campeão e também está na lista. Pelo Palmeiras, Washington ‘Orelha‘ e Marcinho completam o quadro de brasileiros artilheiros daquela Libertadores.
A Argentina foi quem mais teve representantes de sua nacionalidade nessa lista. Duas duplas de dois clubes diferentes, além de um jogador atuando por um clube de outro país e um por outra equipe argentina. Ernesto Farías e Daniel Montenegro encabeçam a lista, ambos atuando no River Plate. Pelo Estudiantes, Mariano Pavone e Calderón são os representantes do Pincha. Além disso, Sebastián Ereros simboliza o Vélez Sarsfield. Todavia, Jorge Quinteros, o último jogador argentino desta apresentação, não atuava em seu país natal, e sim no Chile, pela Universidad Católica.
Por último mas não menos importante são os equatorianos, que completam o índice de atletas artilheiros com três jogadores. Entretanto, apenas um ainda permanece em atividade no futebol e ele é quem abre a lista: Félix Borja, que em 2006 iniciava sua carreira no El Nacional, e que hoje, também está no clube, no entanto, nesse intervalo rodou por alguns continentes. Os outros dois jogadores foram da única equipe equatoriana campeã da competição até os dias de hoje, a LDU, que na época ainda não havia conquistado o título da Libertadores – já que viria a ser conquistado em 2008, contra o Fluminense -. Os representantes da LDU foram Agustín Delgado (que depois se tornou deputado no país), e Patricio Urrutia, que ficou na LDU e em 2008 conquistou o inédito título da Libertadores para o país.
Foto de capa: Amilcar Orfali/LatinContent.
O clube ainda conta com o retorno de Dudu e Fausto Vera, além de João Marcelo, que foram desfalques no…
Lyanco sentiu dores na coxa esquerda durante a vitória por 2 a 1 na última quinta-feira (14) contra o Godoy…
Por fim, o atacante elogiou a passagem de Rabello pelo Galo, destacando o profissionalismo do mesmo no clube.