|

‘Los Dragones Azules’: O adversário do Goiás na Copa Sul-Americana

O Sol de América entrará em campo diante do Goiás, pela Copa Sul-Americana nesta terça-feira (11). A partida ocorrerá às 21:30 (horário de Brasília), no estádio Luis Alfonso Giagni.

História

O Club Sol de América, também conhecidos como Los Dragones Azules, é um clube de futebol de origem paraguaia, sediado em Assunção. Mas, além da Copa Sul-Americana, disputa também, nesta temporada, a Primeira Divisão do Campeonato Paraguaio.

Sol de América

O modesto clube paraguaio, foi fundado no dia 22 de março de 1909, completando no próximo mês de março, 111 anos de fundação. Seu atual presidente é o paraguaio Miguel Figueredo. Além disso, a equipe irá para a sua sexta participação na Copa Sul-Americana.

Centenário, Los Dragones Azules são bicampeões da primeira divisão do Campeonato Paraguaio (1986 e 1991) e tricampeões da segunda divisão -também conhecida como ”División Intermedia – (1965, 1977 e 2006). Além de campeão do Torneio República, de 1989. Sua pior campanha na liga principal foi em 1964, onde terminou na lanterna da competição.

Sol de América
Equipe campeã do Campeonato Paraguaio, em 1986.

Apesar de bicampeão do Campeonato Uruguaio, a galeria de troféus do clube poderia contar com um número maior de conquistas. A equipe foi, por doze vezes, vice-campeã da primeira divisão e apenas uma na segunda divisão. Além disso, teve participação notável na Libertadores de 1989, onde foi eliminado nas quartas-de-final da competição. Pela Sul-Americana, sua melhor campanha se encerrou nas oitavas-de-final, em 2016.

O estádio – La Cancha

O Sol de América, manda os seus jogos no Estádio Luis Alfonso Giagni. A acanhada casa da equipe paraguaia, possui capacidade para cerca de 10 mil torcedores.

Sol de América
Foto: Lance

Localizado em Villa Elisa, bairro onde foi fundado o Sol de América, o estádio foi alvo de elogios por parte da imprensa brasileira. Isso porque o gramado se encontra em ótimas condições para receber a partida, diferente de alguns estádios já vistos na competição.

Sol de América
Foto: Divulgação

Momento Atual

Atualmente, a equipe paraguaia não vive sua melhor fase. Ocupa a 10ª posição dentre 12, na primeira divisão local. Entretanto, apesar de estar em sua sexta participação na Copa Sul-Americana, o Sol de América não possui boas recordações de confrontos diante de clubes brasileiros, na competição. Em 2017 e 2019, foi eliminado por Ponte Preta e Botafogo, respectivamente.

Foto: Sol de América/Divulgação

Curiosidades

Luis Islas, atual treinador da equipe, foi ex-goleiro da seleção argentina. Foi convocado para a Copa do Mundo de 1986, quando foi campeão como reserva, e de 1994. Além disso, Islas já foi, também, auxiliar técnico de Maradona.

Foto: Divulgação