O Sol de América entrará em campo diante do Goiás, pela Copa Sul-Americana nesta terça-feira (11). A partida ocorrerá às 21:30 (horário de Brasília), no estádio Luis Alfonso Giagni.
O Club Sol de América, também conhecidos como Los Dragones Azules, é um clube de futebol de origem paraguaia, sediado em Assunção. Mas, além da Copa Sul-Americana, disputa também, nesta temporada, a Primeira Divisão do Campeonato Paraguaio.
O modesto clube paraguaio, foi fundado no dia 22 de março de 1909, completando no próximo mês de março, 111 anos de fundação. Seu atual presidente é o paraguaio Miguel Figueredo. Além disso, a equipe irá para a sua sexta participação na Copa Sul-Americana.
Centenário, Los Dragones Azules são bicampeões da primeira divisão do Campeonato Paraguaio (1986 e 1991) e tricampeões da segunda divisão -também conhecida como ”División Intermedia – (1965, 1977 e 2006). Além de campeão do Torneio República, de 1989. Sua pior campanha na liga principal foi em 1964, onde terminou na lanterna da competição.
Apesar de bicampeão do Campeonato Uruguaio, a galeria de troféus do clube poderia contar com um número maior de conquistas. A equipe foi, por doze vezes, vice-campeã da primeira divisão e apenas uma na segunda divisão. Além disso, teve participação notável na Libertadores de 1989, onde foi eliminado nas quartas-de-final da competição. Pela Sul-Americana, sua melhor campanha se encerrou nas oitavas-de-final, em 2016.
O Sol de América, manda os seus jogos no Estádio Luis Alfonso Giagni. A acanhada casa da equipe paraguaia, possui capacidade para cerca de 10 mil torcedores.
Localizado em Villa Elisa, bairro onde foi fundado o Sol de América, o estádio foi alvo de elogios por parte da imprensa brasileira. Isso porque o gramado se encontra em ótimas condições para receber a partida, diferente de alguns estádios já vistos na competição.
Atualmente, a equipe paraguaia não vive sua melhor fase. Ocupa a 10ª posição dentre 12, na primeira divisão local. Entretanto, apesar de estar em sua sexta participação na Copa Sul-Americana, o Sol de América não possui boas recordações de confrontos diante de clubes brasileiros, na competição. Em 2017 e 2019, foi eliminado por Ponte Preta e Botafogo, respectivamente.
Luis Islas, atual treinador da equipe, foi ex-goleiro da seleção argentina. Foi convocado para a Copa do Mundo de 1986, quando foi campeão como reserva, e de 1994. Além disso, Islas já foi, também, auxiliar técnico de Maradona.
Richard Ríos saiu do Palmeiras e já chegou em Portugal para vestir a camisa do Benfica-POR. E o Verdão já…
Mayke definiu seu futuro nesta sexta-feira (25). O jogador vai assinar com o Santos até o fim de 2027, depois…
O Mundial de Clubes da Fifa virou vitrine para muitos jogadores do Palmeiras ganharem ainda mais destaque no futebol do…