Na última quarta-feira (22), foi anunciado em Montevidéu a mudança de identidade do antigo Club Atlético Torque. O clube foi adquirido no dia 6 de abril de 2017 pelo City Football Group. Nesta semana houve a apresentação da nova cara do clube. Além disso, o time agora se chamará Montevideo City Torque.
O GRUPO
O City Football Group (CFG) é uma sociedade que administra clubes de futebol pertencentes ao Abu Dhabi United Group (ADUG). O City Group trabalha visando encontrar novos mercados onde os clubes podem funcionar de maneira lucrativa.
O grupo possui clubes em vários países do mundo, todavia, o mais conhecido é o Manchester City (Inglaterra), atual campeão da Premier League. Além destes, são clubes pertencentes ao CFG: • New York City – Estados Unidos • Melbourne City – Austrália • Sichuan Jiuniu – China • Mumbai City – Índia • Yokohama Marinos – Japão • Girona – Espanha
A HISTÓRIA DO ANTIGO CLUB ATLÉTICO TORQUE
O atual Montevideo City Torque foi fundando no dia 27 de dezembro de 2007, com o nome de Club Atlético Torque, por Raúl Aquino, em Montevidéu, no Uruguai. Sendo assim, na temporada 2008/09, o clube ingressou na Segunda Divisão Amadora.
O Torque ficou quatro temporadas na Segunda Divisão Amadora, quando, na última conseguiu o tão sonhado acesso a Segunda Divisão Profissional. Foi então, no dia 25 de julho de 2012, o dia que o clube passou a ser profissional, ganhando o título da divisão amadora.
A estreia profissional na Segunda Divisão foi em 13 de outubro de 2012. No entanto, somente em 15 de novembro de 2017, foi quando o clube conseguiu subir para a Primeira Divisão. Contudo, antes disso, no dia 6 de abril de 2017, foi confirmada a aquisição do clube por parte do City Football Group.
A primeira partida do Torque na elite nacional foi contra o Nacional no místico Centenário de Montevidéu, no dia 3 de fevereiro de 2018. Já no dia 10 de junho, o clube jogou sua primeira final na primeira divisão, coincidentemente contra o mesmo rival da estreia, o Nacional.
No dia 3 de novembro de 2019, o Club Atlético Torque voltou a conquistar a segunda divisão nacional. O clube foi campeão do torneio com 43 pontos conquistados em 22 partidas disputadas. Desses 22 jogos, foram: 12 vitórias, 7 empates e 3 derrotas, tendo marcado 28 gols e sofrido 14 gols.
OS ESCUDOS
O antigo escudo do Club Atlético Torque possuía azul, amarelo, branco e preto. Foi utilizado de 27 de dezembro 2007 até 21 de janeiro de 2020.
O novo escudo do Montevideo City Torque começou a ser utilizado no dia 22 de janeiro de 2020. Nele, o grupo proprietário tentou retratar as tradições e cores do clube, porém, sem deixar de mostrar a cara da empresa no escudo. Além disso, possuí traços que mostram a história do Uruguai.
Desvendando o escudo, temos alguns traços importantes. Entenda seus intuitos: • Sol: inspirado no Sol de Mayo e presente na bandeira uruguaia, em seus 12 raios representam a união dos onze jogadores com a torcida. • Ondas: fazem referência ao Rio da Prata, além disso, homenageia as quatro listras azuis na bandeira uruguaia. • Efeito torque:a roda giratória no centro do sol induz à história do clube. Visa trazer ideia de força. • Anel: o anel mantém a forma circular do escudo do Torque. Além disso, traz a marca do Grupo City. • Cores: as cores são mantidas baseadas no escudo antigo do clube, apenas acrescentando um pouco mais de azul celeste – cor da franquia.
O FUTURO
Visando o futuro, Montevideo City Torque construirá com um complexo esportivo para a equipe principal e um para as categorias de base, além de uma instalação especial para os funcionários do clube. Somado a isso, se criará uma fundação, cujo o objetivo será impulsionar as atividades sociais da comunidade de Montevidéu.
“Somos um clube jovem, mas conseguimos alguns êxitos a nível de clube nos últimos anos. A transformação de nossa identidade é um passo a mais para o crescimento do clube e nos permitirá sentirmos mais identificados com os cidadãos de Montevidéu, sem esquecer nossas raízes e todo o caminho traçado pelo Torque até os dias de hoje. Queremos ser únicos, que nos reconheçam pelo estilo de jogo da marca City, pelos valores associados ao desenvolvimento de jogadores jovens e o impacto positivo na comunidade local.”
– Javier Noblega, Diretor de Negócios do Montevideo City Torque.
Confira abaixo o vídeo do ‘Início de uma nova era’, postado pelo Torque em suas redes sociais: