Pela primeira vez na história, Libertadores pode ter só um país na semifinal
Com uma vaga já garantida entre os quatro melhores, se os outros brasileiros passarem, Liberta vira ‘Copa do Brasil’
A Copa Libertadores começa sua fase de quartas de final nesta terça-feira (10) com o clássico paulista entre São Paulo e Palmeiras, às 21h30, no Estádio do Morumbi. Na quarta-feira (11), o Olímpia recebe o Flamengo em Assunção às 19h15 e o Atlético Mineiro visita o River em Buenos Aires às 21h30.
Fechando a semana, o Fluminense duela contra o Barcelona, do Equador, no Maracanã, na quinta (12), às 21h30. Com uma vaga na semifinal garantida, se os outros brasileiros passarem, será a primeira vez em 62 anos de Libertadores com apenas um país entre os quatro melhores.
Distribuições de vagas
Até o ano de 2000, era impossível acontecer uma semifinal só com equipes do mesmo país. Pela distribuição de vagas, uma federação poderia ter no máximo três representantes – dois classificados e o campeão. Nos primórdios da competição, somente os campeões nacionais disputavam a Copa – período entre 1960 e 1965. Na edição de 1966, que os brasileiros decidiram não participar, o número aumentou para duas vagas mais por país. Essa distribuição se manteve até 2000.
No final do milênio passado, o número passou para quatro times para Brasil e Argentina e três para os demais com exceção de Venezuela e México (esses com duas). Assim, foi a primeira edição sem os grupos binacionais e com a chance de uma semifinal de um país só. No tricampeonato do Boca Juniors, a semifinal foi composta também por Palmeiras, América, do México, e Corinthians.
Desde então, a Libertadores era uma competição do primeiro semestre, não durando todo o ano. A Confederação Sul-Americana de Futebol mudou tudo na edição de 2017. O número foi para 47 clubes – em 2016 eram 38 – e o Brasil passou a ter sete vagas (cinco para os grupos e duas para as prévias) e Argentina seis (cinco para os grupos e uma prévia). Os outros oito países ficaram com duas diretas aos grupos e duas nas prévias.