
A fase de grupos da Libertadores chegou ao fim e já temos o conhecimento sobre as 16 equipes classificadas para os confrontos eliminatórios. Porém, uma coisa chamou a atenção do público sul-americano: dos 16 times classificados, apenas quatro não são nem brasileiros e nem argentinos. Sendo elas o Barcelona SC, Olimpia, Cerro Porteño e Universidah Católica.
Em 2017 a CONMEBOL passou a oferecer mais vagas aos clubes de Brasil e Argentina. Ambos os países tinham direito a 5 vagas na competição, podendo chegar a 6, caso obtivessem o campeão da Libertadores do ano anterior. Contudo, após 2016 esse número cresceu para 7 (Brasil) e 6 (Argentina).
Esse fato levantou uma importante discussão sobre a elitização da competição. Recentemente vimos os principais clubes europeus se organizando para montar uma SuperLiga, atitude que gerou muita polêmica ao redor do mundo.
Fato é que desde que o regulamento da Libertadores foi alterado pela CONMEBOL, as equipes dos demais países tiveram suas chances drasticamente diminuídas para chegar até a Glória Eterna. Nas ultimas 4 edições, apenas o Barcelona SC conseguiu chegar às semifinais, considerando clubes fora do eixo Brasil e Argentina.
E você, acha justo que os Hermanos e os Brasucas dominem as fases finais da competição continental? Ou acredita que deva existir mais vagas aos outros países, diminuindo assim a quantidade de participantes dessas duas potências do futebol sudaca?
(Foto: CONMEBOL)
O Botafogo segue atento ao surgimento de mais uma promessa formada em General Severiano. Aos 15 anos, o atacante Bernardo…
A Portuguesa oficializou a chegada do atacante Matheus Cadorini, de 23 anos, para compor o elenco na temporada de 2026.…
A Portuguesa-RJ oficializou a chegada do zagueiro Jadson Cristiano, de 34 anos, para a temporada de 2026. O defensor passa…