Rebaixado em campo, Alianza Lima fica na primeira divisão após decisão do TAS

O Alianza Lima, do Peru, foi rebaixado na última temporada da Ligue 1 na tabela acumulada ao ficar em 18º com 26 pontos em 28 partidas. Junto aos Íntimos de La Victoria, como é conhecida a equipe de Lima, Atlético Grau e Deportivo Llacuabamba caíram. Porém, uma decisão do Tribunal Arbitral Esportivo (TAS) desta quarta-feira (17) mudou esse cenário. Agora, quem cai no lugar no Alianza é o Carlos Stein. A decisão não cabe mais recurso.

O motivo da decisão do TAS foi o não cumprimento das obrigações econômicas segundo o artigo 76.1 do Regulamento da Concessão de Clubes da Federação Peruana de Futebol correspondentes ao mês de outubro de 2020. De acordo com o Tribunal, o Alianza Lima “tinha legitimação” para acionar a Resolução nº 77-CCL de 15 de dezembro de 2020 da FPF. A punição para o Carlos Stein foi a perda de dois pontos na tabela acumulada da Ligue 1 2020. Com isso, o time fica com 25 pontos, na 19ª posição, já o Alianza Lima fica na 17ª e escapa do rebaixamento.

Ademais, os custos do processo e uma indenização de cerca de R$ 20 mil ao Alianza Lima deverão ser pagos pela Federação Peruana de Futebol.

Imagem
Comunicado oficial do TAS

Mas a polêmica da ‘virada de mesa’ não para por aí. Isso porque a Ligue 1 de 2021 já começou no último final de semana. Assim, o Alianza Lima, clube mais antigo do Peru com 120 anos, entrará na segunda rodada. Como não cabe mais recurso, a associação do Carlos Stein vai para Liga 2 (segunda divisão peruana) de 2021.

Foto de capa: Wikipedia