Especial

Recordista de participações, Peñarol tenta voltar a ser destaque na Libertadores

Dando prosseguimento na série de matérias sobre os clubes da Libertadores 2020, desta vez, contamos um pouco sobre o Club Atlético Peñarol, do Uruguai. Nesta sequência trataremos de contar um pouco sobre a história e o momento de todos os clubes não-brasileiros presentes na maior competição do continente.

  • Leia a matéria anterior, sobre o Bolívar: clique aqui!
A HISTÓRIA

No dia 28 de setembro de 1891, nascia com nome de Central Uruguay Railway Cricket Club, o atual Club Atlético Peñarol. Todavia, o clube sempre foi chamado de Peñarol, devido à localidade em que fora criado. O clube foi criado graças a iniciativas de trabalhadores da Central Uruguay Railway Company of Montevideo, companhia férrea de origem inglesa que operava no país desde 1878.

A primeira partida oficial do Carbonero foi somente no dia 10 de junho de 1900, contra o Albion. O Peñarol saiu vitorioso, com o placar de 2 a 1. Porém, o clube não demorou a vencer seu primeiro campeonato, que foi conquistado no mesmo ano, começando assim a história vitoriosa do maior campeão uruguaio.

O Peñarol, só foi mudar oficialmente de nome em março de 1914, quando começou a se chamar Club Atlético Peñarol, nome cujo o clube é referenciado até os dias de hoje. O Carbonero é o maior campeão uruguaio, tanto na época amadora quanto na profissional. Totalizando os títulos de campeonatos nacionais são 52 conquistas, sendo 11 na era amadora e 41 na era profissional.

O Peñarol comemorando o seu 52° título de liga nacional, vencido em 2018. (Foto: Reprodução)

Um dos clubes mais gloriosos do continente, o Peñarol é também o clube uruguaio com mais títulos de Copa Libertadores, totalizando cinco conquistas. Além disso, venceu três vezes a Copa Intercontinental.

O ESTÁDIO – ‘LA CANCHA’

O Peñarol possui seu estádio próprio há mais de três anos. Inaugurado em 28 de março de 2016, o Estádio Campeón del Siglo, se tornou a casa do Carbonero desde então. Com capacidade para 40.000 torcedores, a construção do estádio custou cerca de 40 milhões de dólares e demorou pouco mais de dois anos (10 de fevereiro de 2014 – 28 de março de 2016).

Localizado há mais de 15km do centro de Montevidéu, o Campeón del Siglo leva o nome devido a nomeação do Peñarol como o Melhor Clube do Século XX, dada pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol), em setembro de 2009.

O primeiro gol do estádio foi marcado por Forlán, hoje treinador da equipe. (Foto: Reprodução)
NA LIBERTADORES

O Carbonero fará sua 47ª participação em Copa Libertadores. Neste ano, o clube uruguaio se encontra no grupo C, junto com: Athletico Paranaense (Brasil), Colo-Colo (Chile) e Jorge Wilstermann (Bolívia). No ano passado, o Peñarol não fez boa campanha e caiu na fase de grupos.

Recordista de participações na Libertadores, o Peñarol já conquistou ‘La Copa’ em cinco ocasiões, sendo todas elas no século XX: 1960, 1961, 1966, 1982 e 1987. Na década de 60, por sinal, o clube chegou em cinco finais. Além disso, o time uruguaio é o terceiro maior campeão da competição.

Time do Peñarol da década de 60 chegou em três finais seguidas: 60, 61, 62. (Foto: Reprodução)
CURIOSIDADES

O Peñarol é dono de muitos recordes na Copa Libertadores, sendo um deles, a de maior goleada da competição. No dia 15 de março de 1970, em partida realizada no Estádio Centenário, o clube uruguaio aplicou uma sonora goleada de 11 a 2, contra o Valencia, da Venezuela. No mesmo ano, o time de Montevidéu chegou na final da competição, todavia, perdeu para o Estudiantes de La Plata.

No dia da goleada histórica, o time uruguaio foi escalado com: Ladislao Mazurkiewicz, Pablo Forlán, Elías Ricardo Figueroa, Roberto Matosas, Alberto Martínez, Pedro Virgilio Rocha, Alfredo Lamas, Ermindo Onega, Nilo Acuña, Alberto Spencer e Julio Losada. Curiosamente, no ano seguinte o Peñarol venceu o The Strongest, da Bolívia, também por nove gols de diferença, entretanto, dessa vez não não levou gols.

Alberto Spencer, maior artilheiro da história da Libertadores (54), marcou duas vezes na partida histórica. (Foto: Reprodução)

Informações sobre o momento atual do time e suas estratégias de jogo serão atualizados no período da estreia das equipes na competição.

Vinícius França

Colunista e apreciador do futebol sudaca. Valorize o nosso.

Últimos Posts

Rhuan comemora marca histórica na carreira em 2024

O lateral-direito Rhuan, do Vila Nova, fez em 2024 a temporada com o maior número de jogos da carreira desde…

28 de novembro de 2024

Breno Teixeira marca primeiro gol pelo Cherno More e reforça ambição por vaga na Champions

Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, Breno atuou em várias posições do meio-campo e também até como centroavante, ao…

28 de novembro de 2024

Sob o comando de Mauricio Souza, Red Bull Bragantino chega à final do Brasileiro de Aspirantes 2024 tendo a melhor campanha, melhor ataque e melhor defesa da competição

O experiente técnico Mauricio Souza, com passagens por Flamengo, Vasco, Botafogo, Athletico Paranaense e Madura United(Indonésia) comandou o Red Bull…

21 de novembro de 2024