Saiba tudo sobre o sorteio dos grupos da Libertadores 2021

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) realiza nesta sexta-feira (9) o sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores em sua sede na cidade de Luque, no Paraguai a partir das 13 horas (horário de Brasília). Seis equipes brasileiras já estão garantidas na fase que começa no final do mês de abril. Outras duas podem chegar nos grupos se passarem pela fase 3, são elas o Santos e o Grêmio.

Vale lembrar que a fase prévia da Libertadores termina na próxima semana. O Santos tem uma grande vantagem sobre o San Lorenzo depois de ter vencido por 3 a 1 no Nuevo Gasómetro. Já a equipe do Grêmio, por conta de casos positivos de Covid-19, foi impedido de treinar no Equador para a partida diante do Independiente del Valle e joga nesta noite, às 19h15, no Defensores del Chaco, em Assunção.

A Conmebol confirmou nesta semana os potes de cada um dos 32 clubes classificados para os grupos da Copa. Lembrando que isso é designado via ranking. O sorteio seguirá com a definição de todos os cabeças de chave, depois as equipes do pote 2, 3 e 4. O Palmeiras, por ser o atual campeão, será o A1. Três brasileiros são cabeças de chave, estando no pote 1: Palmeiras (campeão), Flamengo e São Paulo. Completam o primeiro pote ainda River Plate, Boca Juniors, Nacional, do Uruguai, Cerro Porteño e Olímpia, ambos do Paraguai.

No pote 2, estão mais duas equipes brasileiras: Internacional e Atlético Mineiro. Como não pode haver times do mesmo país no mesmo grupo pelo regulamento (com exceção se a equipe vier da chamada ‘pré-Libertadores), esses dois times podem pegar os argentinos, paraguaios e o uruguaio do pote 1. Os times restantes são Defensa y Justicia, campeão da Sul-Americana, Independiente Santa Fe, da Colômbia, Racing de Avellaneda, Liga de Quito (LDU), Universidad Católica, do Chile, e Barcelona de Guayaquil, do Equador.

O terceiro pote tem a presença do Fluminense e outras equipes tradicionais do futebol sul-americano como o Sporting Cristal e Universitário, ambos do Peru, Vélez e Argentino Juniors, da Argentina, The Strongest, da Bolívia, e Deportivo Táchira, da Colômbia.

No último pote, estão as equipes com menos pontos no ranking da Conmebol e as vagas das equipes da fase prévia. O primeiro é o Deportivo La Guaria, da Venezuela, seguido pela Unión La Calera, do Chile, Always Ready, da Bolívia, e Rentistas, do Uruguai. Além desses, tem o G1 (Libertad ou Atlético Nacional), G2 (Independiente del Valle ou Grêmio), G3 (Bolívar e Junior Barranquilla) e G4 (San Lorenzo ou Santos).

Foto de capa: Conmebol