San Lorenzo é o clube que mais venceu o Boca Juniors em La Bombonera
Na semana do aniversário de 80 anos da Bombonera – um dos estádios mais temidos do mundo – o site argentino Goleamos, por meio de seu dono Silvio Maverino, divulgou dados sobre os jogos no estádio do Boca Juniors. Estes números podem ser sinônimo de orgulho para os torcedores do San Lorenzo, já que o local é tido como uns dos piores para se enfrentar no mundo.
Contudo, essa teoria citada acima não parece fazer tanto efeito para o San Lorenzo, já que o clube do Papa Francisco é o time que mais venceu o Boca Juniors em seu território. Segundo os dados divulgados, os Cuervos atuaram por lá em 73 oportunidades, saindo derrotado em 31 delas, outras 19 partidas terminaram empatadas, e conseguindo o incrível número de 23 triunfos do Ciclón em La Boca.
Além disso, o San Lorenzo de Almagro é um dos poucos clubes no mundo que possuem uma vantagem histórica no confronto contra o Boca Juniors. Segundo informações retiradas do mesmo site, desde 1931, foram disputadas 196 partidas, sendo: 79 vitórias do clube do bairro de Boedo, 50 empates e 67 triunfos time xeneize. Na Argentina, os hinchas dos Cuervos tratam a rivalidade como uma “paternidade” – relação de grandeza e da diferença do retrospecto entre os clubes.
Entretanto, a primeira vitória do San Lorenzo no Estádio Alberto José Armando (nome oficial da Bombonera) veio quase dois anos após a inauguração, no dia 5 de abril de 1942. Na ocasião, o clube visitante venceu o confronto por 4 a 2.