Semana de decisões na Copa Sul-Americana

A Copa Sul-Americana, assim como a Libertadores, terá o sorteio dos oito grupos desta edição na próxima sexta-feira (9). O evento será na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), em Luque, no Paraguai, às 13 horas (horário de Brasília). Mas antes, teremos os jogos de volta do mata-mata local prévio aos grupos. Vale lembrar que somente seis times brasileiros e seis times argentinos estão garantidos na fase de grupos previamente.

Nesta edição de 2021, a Copa Sul-Americana vem com um formato diferente das edições anteriores. Desta vez, a competição terá fase de grupos, semelhante à Libertadores. No entanto, somente brasileiros e argentinos estão garantidos na fase de grupos. Todos os outros oito países têm direitos a 4 vagas na competição, só que numa fase prévia, onde duas equipes de cada país avança após confrontos locais. Fechando a fase de grupos, vêm 4 times eliminados da fase 3 da Liberta.

Os seis brasileiros na Sul-Americana são Athletico Paranaense, Red Bull Bragantino, Ceará, Corinthians, Atlético Goianiense e Bahia. Já pela Argentina, Newell’s Old Boys, Talleres, Lanús, Rosario Central e Independiente serão os representantes.

Decisão dos confrontos locais

Nesta terça-feira (6), terminam quatro confrontos da primeira fase e começa a ida para os uruguaios. Vale lembrar que somente o Uruguai não teve jogadas as partidas de ida por conta do término tardio do campeonato. Após empate na ida sem gols, o Nacional recebe o 12 de Octubre às 19h15 no Defensores del Chaco decidindo o primeiro confronto. No mesmo horário, o Emelec depois de empate em 2 a 2 na ida, receberá o Maracá no George Capwell.

Mais tarde, três jogos às 21h30. No Chile, o Huachipato busca confirmar em casa a vantagem mínima da ida diante do Antofagasta. Já na Colômbia, o Tolima pode perder de até dois gols que ainda avança sobre o Deportivo Cali. No Uruguai, Cerro Largo e Peñarol começam a participação do Paisito na competição.

Na quarta-feira (7), haverá mais cinco partidas, quatro decisivas e um jogo de ida. às 19h15, três partidas: Montevideo City Torque e Fénix no Uruguai jogando o primeiro confronto; Mineros de Guayana e Aragua na Venezuela com vantagem para mínima para o time de Guayana; Nacional Potosí e Deportivo Guabirá na Bolívia com vantagem de 4 a 1 para os de Guabirá. Às 21h30, também na Bolívia, o Jorge Wilstermann visita o Atlético Palmaflor com a vantagem de 2 a 1. No mesmo horário, a UTC Cajamarca tenta reverter a desvantagem de 1 a 0 contra o Sport Huancayo no Peru.

Na quinta-feira (8), seis jogos movimentam o dia na Sul-Americana. Serão três partidas às 19h15: Guayaquil City e Aucas, no Equador, com vantagem de 2 a 1 para o Aucas; River Plate e Guaireña, no Paraguai, vantagem do empate para o River; na Venezuela, Academia Puerto Cabello recebe o Metropolitano, que tem vantagem de 2 a 0.

Fechando a semana, às 21h30, o Palestino recebe o Cobresal, do Chile, com o agregado em 0 a 0. No Peru, o Melgar defende a vantagem de 2 a 1 contra o Carlos Manucci. Por último, na Colômbia, o Deportivo Pasto com 2 a 1 em vantagem recebe a Equidad.

Foto de capa: Conmebol