Universidad de Chile X Inter

Universidad de Chile será a adversária do Inter na Libertadores

A Conmebol confirmou o adversário do Internacional na fase preliminar da Libertadores. Após ser declarada vencedora por W.O., a Universidad de Chile ocupará a vaga do chamado “Chile 4” do sorteio dos jogos. O primeiro jogo do mata-mata inicial será em Santiago, dia 4 de fevereiro, e o jogo de volta, em Porto Alegre, será no dia 11 do mesmo mês. 

Entendendo o que aconteceu

Em razão das manifestações políticas no Chile, o Campeonato Chileno e a Copa Chile foram suspensos. Em outubro, após o aumento da tarifa do transporte público, explodiu manifestações pelo país, protestando contra a desigualdade social e exigindo reformas sociais profundas. Nesse contexto, a Federação Chilena decidiu interromper o Campeonato Chileno, declarando em novembro a Universidad Católica como campeã. E prorrogou a decisão da Copa Chile para janeiro. 

O Chile tinha quatro vagas para serem preenchidas na Copa Libertadores; três foram ocupadas por Universidad Católica, Colo-Colo e Palestino, a partir do resultado do Campeonato Chileno. A última vaga viria da Copa Chile. Como Colo-Colo e Universidad Católica já estavam classificados, a decisão pela vaga seria entre Unión Espanhola e Universidad do Chile que se confrontariam na outra semifinal da Copa. O jogo iria ocorrer dia 22 de janeiro, entretanto, não de acordo com a definição da Federação, a Unión Espanhola declarou que não entraria em campo. Desse modo, foi declarado vitória da La U por W.O..

Universidad de Chile X Inter
Foto: Alexandre Lops/ Clube Internacional
Universidad de Chile na Libertadores 

As melhores campanhas do time chileno na Copa Libertadores foram em 2012, 2010,1996 e 1970 quando chegou na semifinal da competição. Em 2019, a La U participou da segunda fase preliminar da Libertadores, contudo não conseguiu se classificar, perdendo para o time peruano Melgar. 

Inter x La U

O último confronto do Inter com a La U foi em 2015 pela Libertadores. Sob de Diego Aguirre, o time colorado goleou a equipe chilena por 4 a 0, com dois gols de Nilmar, um gol de Sasha e outro de Valdívia. Em outro confronto, em 2009, La U eliminou o Inter nas oitavas de final da competição.