Yerson Ronaldo Chacón, a esperança do futebol Venezuelano

Talvez você nunca tenha ouvido falar de Yerson Ronaldo Chacón, porém, dentro da Venezuela, o garoto já é considerado uma estrela do futebol nacional.

Yerson Ronaldo Chacón vem chamando muita atenção no seu país, o jogador de apenas 18 anos é uma peça importante dentro do Deportivo Táchira, campeão venezuelano, e se prepara para disputar a segunda Libertadores, ele espera que a sua última convocação para a seleção Venezuela, comandada por José Pékerman, o traga experiência suficiente para ajudar o Táchira nessa batalha.

Apesar da pouca idade (18), Chacón vai completar 4 anos como jogador profissional, no ano de 2018, o jovem venezuelano atuou por alguns minutos contra a equipe do Trujillanos e com apenas 14 anos apareceu na primeira divisão nacional. Porém, Chacón só voltaria a jogar no segundo semestre de 2020, quando não sairia mais do time titular, naquela ocasião, ele fez 13 jogos e marcou dois gols.

Getty Images

Em 2021 e mais amadurecido, Chacón foi uma figura chave no esquema de Juan Toliscano e foi fundamental para o título do campeonato Venezuelano, marcando nove gols e dando uma assistência.

Com apenas 1,66 de altura, Chacón mostrou ser um jogador polivalente, ele é ponta direita de origem, mas já provou ser muito perigoso na esquerda e como um meia central. Porém a sua baixa altura o prejudica em certos aspectos, como dificilmente ganhará uma bola aérea, mas ela também o permite ser um jogador arisco, tendo uma grande explosão e um ótimo controle de bola, o que lhe permite causar estragos nas defesas adversárias. Chacón também é um jogador com um ótimo chute, destro, ele já marcou muitos gols com chutes de média distância.

Getty Images

No ano de 2022, Chacón já deixou a sua marca registrada, com 3 jogos na temporada atual, o jovem Venezuelano marcou na vitória contra o Zulia, o que foi crucial para deixar o Táchira com 100% de aproveitamento na temporada. Nas próximas semanas, ele espera ser convocado mais uma vez para a seleção Venezuelana, que enfrentará a Argentina em Buenos Aires e a Colômbia em casa.

Chacón renovou seu contrato em fevereiro, porém, vai ser muito difícil para a equipe de San Cristóbal o manter no time se continuar a jogar assim. Muitos clubes o monitoram de perto, e uma ida para o Brasil ou Argentina é vista com bons olhos. Até lá, se caso o seu time enfrentar o Deportivo Táchira, tome cuidado com Yerson Ronaldo Chacón, pois ele causará muitas dores de cabeça na defesa do seu time.