
Neste domingo (03), às 16 horas, no Morenão, teremos o jogo entre Operário e Comercial válido pela primeira fase do sul-mato-grossense 2019.
Comercial e Operário pode ser colocado como o maior clássico de Mato Grosso do Sul. Juntos, os times somam 20 taças do Estadual em MS. Sendo assim, os maiores campeões do Estado. O Galo tem onze conquistas e o Colorado tem nove.
No entanto, a história desses dois não se inicia em 1978, mas bem antes, quando o Mato Grosso não era dividido. Os dois times já decidiram 12 finais de Estadual. A vantagem é muito favorável ao Operário. O Galo venceu 8 das 12 finais. Além disso, na primeira decisão, vantagem para o alvinegro também. Essa final ainda era pelo Mato-Grossense.
Somente após perder quatro finais para o Operário, é que o Comercial venceu seu rival numa decisão. O então tri e único campeão de MS, caia pela primeira vez para o colorado em 1982.
Nos anos seguintes, com exceção de 1984, até 87, eles dominaram as finais do Sul-Mato-Grossense. Mais dois títulos para cada e eles voltariam a decidir um Estadual na década seguinte.
Na década de 1990, eles decidiam o Estadual pela última vez. Em 93, vantagem para o Comercial e nos anos de 96 e 97, o Operário foi bicampeão seguido sobre o rival.
E com isso, faz quase 22 anos que eles não decidem o título Sul-Mato-Grossense. Nos anos 2000, o Comercial venceu quatro taças, chegando próximo do Galo. Já o alvinegro, por conta de crises e rebaixamentos, venceu somente um campeonato na temporada de 2018.
Assim como nos títulos, a vantagem também é operariana no retrospecto. Os times já disputaram 189 jogos. O Galo venceu 70 vezes contra 50 do Comercial. Além disso, temos 69 empates.
As maiores goleadas foram aplicadas pelo Operário também. Duas vezes o placar de 4 a 1 para o alvinegro foi repetido. Uma vez em 1980 e outra na temporada de 2018 com “hat-trick” de Rodrigo Grahl.
O maior público da história entre os times foi na “Era de Ouro” em Mato Grosso. No ano de 1974, pela Taça Campo Grande, os times levaram mais de 23 mil pagantes ao Estádio Pedro Pedrossian, o Morenão.
Foto de capa: Gazeta MS
O Botafogo segue atento ao surgimento de mais uma promessa formada em General Severiano. Aos 15 anos, o atacante Bernardo…
A Portuguesa oficializou a chegada do atacante Matheus Cadorini, de 23 anos, para compor o elenco na temporada de 2026.…
A Portuguesa-RJ oficializou a chegada do zagueiro Jadson Cristiano, de 34 anos, para a temporada de 2026. O defensor passa…