Brasil poderá ter seu primeiro tetracampeão da Libertadores em 2023

Até hoje, nenhum clube brasileiro conseguiu vencer quatro vezes a Copa Libertadores. Em 2023, porém, dois gigantes terão essa chance: Palmeiras e Flamengo. E ambos são considerados favoritos ao título.

Flamengo e Palmeiras vêm dominando o cenário continental nos últimos quatro anos. Afinal, nesse período, apenas a dupla venceu a Libertadores. Os cariocas levantaram a taça em 2019 e em 2022. No intervalo entre os dois títulos, foi a vez de o Verdão conquistar seu bicampeonato consecutivo.

Com muitos títulos recentes e os dois elencos mais caros do continente, Flamengo e Palmeiras, sem dúvidas, são fortes candidatos a vencer a Libertadores.

Muitos torcedores estão aproveitando o pixbet codigo promocional para apostar se algum deles conseguirá obter esse recorde. No entanto, o futebol não é matemática e há muitos fatores envolvidos no sucesso de uma equipe. Um deles é a tranquilidade para se trabalhar – algo que, neste momento, parece faltar ao Rubro-Negro.

Além disso, o próprio formato da Copa Libertadores, disputada no sistema mata-mata, faz com que times com menos investimentos possam fazer frente a adversários mais estruturados. Afinal, basta um jogo ruim para que uma equipe se complique nas fases finais da competição.

E, na verdade, times como Atlético Mineiro, Internacional e Athletico Paranaense, para citar os brasileiros, podem jogar de igual para igual com Palmeiras e Flamengo em qualquer campeonato. Portanto, os cariocas e paulistas não terão vida fácil se quiserem conquistar a América pela quarta vez.

Recordes de títulos

Os recordistas de títulos da Libertadores, entre os brasileiros, são São Paulo, Santos, Grêmio, Palmeiras e Flamengo. Esses cinco times conquistaram a América três vezes. Quem esteve mais perto de se tornar tetracampeão foi o Tricolor paulista, que, em 2006, um ano após ter conquistado o tri, chegou novamente à decisão, mas acabou perdendo para o Internacional.

Entre as equipes dos outros países, apenas cinco – quatro argentinos e um uruguaio – já conquistaram a América quatro ou mais vezes. São elas: Estudiantes de La Plata (4), River Plate (4), Peñarol (5), Boca Juniors (6) e Independiente (7).

Palmeiras e Flamengo, portanto, têm a oportunidade de igualar-se a Estudiantes e River. Mas a missão não será nada fácil. Equipes como o Atlético Mineiro e o Internacional trouxeram reforços importantes, enquanto o Furacão manteve a base que foi vice-campeã da América no ano passado. Além disso, os times argentinos, principalmente River Plate e Boca Juniors, nunca podem ser descartados.

Dessa forma, a edição deste ano deverá ser bastante acirrada e brindar os torcedores com muita emoção. Com boas equipes na disputa, os fãs do esporte saem ganhando.