|

Conheça quem são os principais reforços dos times brasileiros na janela de meio de ano

O mercado de transferências na janela de meio de ano do futebol brasileiro anda bastante agitado. Muitos dos clubes que brigam por títulos nesta temporada já haviam contratado vários jogadores antes mesmo da abertura da janela, e tiveram de esperar o dia 18 de julho para inscrever seus reforços nas competições nacionais e sul-americanas. 

Até o fechamento da janela, no dia 15 de agosto, a movimentação continuou intensa, e o fluxo de novos jogadores no futebol brasileiro foi um dos maiores das últimas janelas de transferências.

Alguns dos principais nomes vindos do exterior incluem Arturo Vidal e Everton Cebolinha no Flamengo, Yuri Alberto e Balbuena no Corinthians, Fernandinho no Athletico-PR, e Flaco López e Bruno Tabata no Palmeiras. Um dos clubes que mais contratou na janela foi o Fortaleza, que se encontra atualmente na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e busca uma recuperação na temporada.

Exclusivamente os clubes das duas primeiras divisões do Campeonato Brasileiro estão sujeitos ao regulamento da janela de transferências, que se aplica apenas ao futebol masculino. A CBF pretende estender a aplicação do regulamento da janela de transferências ao futebol feminino e às demais divisões a partir de 2023.

As movimentações no mercado de transferências também mexeram com as chances de título e com os prognósticos em sites como a Midnite. No Campeonato Brasileiro e na Libertadores, o Palmeiras, que vem de uma classificação heroica contra o Atlético-MG pela competição continental, surge como o grande favorito aos títulos, com odds de 2.30 e 3.75 respectivamente. Na Copa do Brasil, o Flamengo aparece como o principal postulante, com odds de 3.25, seguido por Fluminense e São Paulo.

A seguir, confira alguns dos principais reforços dos clubes que brigam pelos títulos do Campeonato Brasileiro, da CONMEBOL Libertadores e da Copa do Brasil.

Atlético Mineiro

Depois da dura eliminação sofrida diante do Palmeiras na CONMEBOL Libertadores, o Galo busca a recuperação na temporada e na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. O clube está atualmente a 13 pontos do líder da competição e precisa de uma boa sequência de resultados para garantir, pelo menos, uma classificação à Libertadores de 2023.

No entanto, o Atlético, que já tinha um dos melhores elencos do futebol brasileiro, se movimentou bem na janela de transferências, e reforçou ainda mais o robusto plantel comandado pelo técnico Cuca.

Para a zaga, o Galo acertou o retorno de Jemerson, jogador revelado pelo próprio clube que estava no Metz da França. Para o meio-campo, o clube acertou o empréstimo do ex-Corinthians Pedrinho, que vinha atuando pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Por fim, o Atlético reforçou seu ataque com as chegadas de Alan Kardec, que estava na China, e Cristian Pavón, ex-Boca. 

Com exceção de Pedrinho, que chegou por empréstimo de um ano, todos os reforços do Galo estavam livres de contrato e chegaram sem custos ao clube.

Corinthians

O Corinthians já vinha de uma janela movimentada no início do ano, quando realizou contratações de impacto como os volantes Maycon e Paulinho. E agora, na atual janela, o clube paulista se manteve ativo no mercado visando continuar na briga pelo título do Campeonato Brasileiro.

A principal contratação da janela foi o centroavante Yuri Alberto, ex-Internacional e Santos. O jogador vinha atuando pelo Zenit, da Rússia, e chegou ao Corinthians por empréstimo até o meio de 2023. O Timão também reforçou sua zaga com o retorno de Fabián Balbuena após quatro temporadas. O zagueiro tem vínculo com o Dínamo de Moscou mas obteve uma suspensão do contrato por conta do conflito no Leste Europeu. O último a desembarcar no Parque São Jorge foi o volante argentino Fausto Vera, que chegou em definitivo após negociação com o Argentinos Juniors.

No entanto, o clube também sofreu uma baixa importante no elenco. Incomodado com as recentes ameaças sofridas por sua família, o meia Willian acertou a rescisão de seu contrato com o Corinthians, e deve retornar à Europa para jogar pelo Fulham, da Inglaterra.

Flamengo

Sem sombra de dúvidas, o Flamengo foi quem fez as contratações de maior impacto nesta janela de transferências de meio de ano. Com um primeiro semestre desanimador, o Rubro-Negro promoveu uma reformulação em seu elenco após a chegada do técnico Dorival Junior.

A contratação mais bombástica foi a do volante chileno Arturo Vidal, considerado um dos melhores jogadores do mundo em sua posição por muitos anos. O veterano chegou ao Flamengo após uma passagem apagada pela Inter de Milão, mas suas credenciais o tornam um dos principais jogadores do futebol brasileiro. Além de Vidal, o Flamengo também assinou com o atacante Everton Cebolinha, ex-Grêmio e Benfica, numa transação que pode chegar a casa dos 16 milhões de euros. Apesar de serem contratações de menos impacto, o volante chileno Erick Pulgar e o lateral uruguaio Guillermo Varela também chegaram para compor o elenco Rubro-Negro.

O Flamengo tentou negociar com o meia Oscar, que atua no futebol chinês e tem passagens por Internacional e Chelsea.

Palmeiras

Foto: Cesar Greco/Palmeiras

O Alviverde Imponente é o líder isolado do Campeonato Brasileiro, com 6 pontos de vantagem sobre o vice-líder Corinthians, além de ter se classificado de forma épica contra o Atlético-MG pela CONMEBOL Libertadores. Mesmo assim, o Palmeiras se movimentou na janela de transferências e reforçou um elenco já bastante competente.

O primeiro a chegar foi o atacante uruguaio Miguel Merentiel, ex-jogador do Defensa y Justicia, da Argentina. Outro reforço para o ataque foi José Manuel López, jovem centroavante que atuava pelo Lanús, também da Argentina, e chegou para preencher uma lacuna do elenco alviverde. Além dos dois atacantes, o Verdão também assinou com Bruno Tabata, meia com passagens pelas bases de América-MG e Atlético-MG e que vinha atuando pelo Sporting, de Portugal.

O Palmeiras também reforçou seus cofres com a venda de Gabriel Veron ao Porto. Considerado uma das principais promessas da base alviverde, o atacante vinha de alguns problemas extracampo, e acabou negociado por cerca de 10 milhões de euros com o clube português.