|

De Mbappé a Ronaldinho: 6 reviravoltas no mercado do futebol mundial

A bombástica notícia sobre a renovação de contrato do atacante Kylian Mbappé com o Paris Saint-Germain gerou um misto de sentimentos. Enquanto a torcida francesa do PSG comemorou a permanência do ídolo local, os espanhóis do Real Madrid se sentiram frustrados com a negativa do craque, que parecia estar mais perto da capital da Espanha do que da França, conforme muitos especialistas apostavam.

Essa, no entanto, não foi a primeira vez que uma negociação envolvendo um grande jogador de futebol teve um desfecho surpreendente, deixando mágoas em um dos lados envolvidos na história. Outras estrelas, na Europa e até no Brasil, já protagonizaram reviravoltas inesquecíveis no mercado da bola.

Kylian Mbappé

Mesmo quem acompanha os noticiários esportivos todos os dias deve ter sido pego de surpresa com a renovação do camisa 7 com o PSG. Após longos meses de negociação e interesse mútuo entre o astro francês e o Real Madrid, até mesmo a imprensa espanhola dava como certa a ida de Mbappé ao atual campeão da Liga dos Campeões.

No final, a jovem estrela do futebol mundial preferiu renovar o seu contrato com o time de Paris, com aumento de salário e maior poder de decisão dentro do clube. Com o novo vínculo, o companheiro de ataque de Messi e Neymar voltou a ser o jogador mais valioso do mundo, segundo o Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte (CIES Football Observatory).

Neymar Jr.

O camisa 10 da seleção brasileira também já deu muito o que falar nas janelas de transferências europeias. Além das midiáticas negociações que o levaram do Santos para o Barcelona em 2013 e do time catalão para o PSG quatro anos depois, Neymar foi protagonista de uma série de especulações sobre o seu futuro em 2021.

À época, o Barça estava de olho na possibilidade de trazer de volta o jogador que brilhou pela equipe espanhola ao lado de Messi e Luis Suárez, ouvindo do próprio atleta que desejava voltar à Catalunha. O que aconteceu, no entanto, foi que o brasileiro acabou renovando o seu contrato na França, deixando os espanhóis frustrados com a impossibilidade de recontratá-lo.

Cristiano Ronaldo

Outro caso que repercutiu no mundo todo aconteceu com o astro português. De saída da Juventus, da Itália, o atleta tinha quase tudo acertado para jogar a temporada 2021/22 pelo Manchester City, onde era esperado para ser anunciado. Mas, em poucas horas, tudo mudou e o gajo acabou fechando com o maior rival do time treinado por Pep Guardiola, o Manchester United, pelo qual ele já havia brilhado entre 2003 e 2009.

Mario Balotelli

Pelo Brasil, uma das reviravoltas mais recentes envolveu o atacante italiano Mario Balotelli e o Flamengo, em 2019. Conhecido como um dos profissionais mais excêntricos do esporte, o jogador, com passagens por Internazionale, Manchester City, Milan e Liverpool, vivia alternando altos e baixos na carreira e chegou a negociar com o clube carioca para fazer parte do elenco treinado pelo português Jorge Jesus.

Quando tudo parecia caminhar para um acerto com o time brasileiro, Balotelli acabou desistindo da ideia de jogar no Rio de Janeiro e optou por continuar na Europa, atuando na segunda divisão da Itália, pelo Brescia.

Ronaldinho Gaúcho

Que Ronaldinho Gaúcho jogou pelo Flamengo e foi campeão da Libertadores pelo Atlético-MG todo mundo sabe. O que muita gente não lembra é que antes de assinar contrato na Gávea, o astro brasileiro quase foi parar no Palmeiras. No começo de 2011, o clube paulista dava como certa a vinda do meia-atacante pentacampeão mundial pela seleção brasileira e duas vezes eleito o melhor jogador do mundo.

Mas, segundo revelado anos mais tarde pelo próprio irmão e empresário do craque, Roberto de Assis Moreira, pesou para a decisão seu amor pelo Rio de Janeiro, e assim R10 foi contratado pelo hoje grande rival do time alviverde no cenário nacional.

Nicolas Anelka

A história do atacante francês com o Atlético-MG é quase um folclore do futebol brasileiro. Mas, mesmo diante de todas as piadas e a repercussão negativa que o caso gerou, a vinda de Anelka para Minas Gerais em 2014 quase aconteceu de verdade. O próprio jogador afirmou posteriormente que chegou a estar 95% acertado com o Galo, mas que atitudes do então presidente do clube, Alexandre Kalil, o decepcionaram ao ponto de desistir da transferência.

O estopim dessa reviravolta aconteceu quando o dirigente postou nas redes sociais que o atleta já estava fechado com o time mineiro. Essa postura, considerada pelo francês como um ato de amadorismo, somada ao fato de que Kalil enviou apenas uma passagem de avião no nome do atleta, deixando de fora o seu agente, responsável por toda a negociação, deu fim a uma história que nem começou.