Douglas Costa é o novo reforço do Los Angeles Galaxy e Grêmio deve ir ao mercado
Depois de uma tumultuada passagem em sua volta ao Grêmio, clube que o revelou, o meia-atacante Douglas Costa acertou este mês a sua rescisão com o clube gaúcho e fechou sua ida para o Los Angeles Galaxy, da MLS, a liga estadunidense de futebol.
E o retorno do casamento com o Grêmio, anunciado em maio de 2021, 11 anos após o jogador ter deixado o clube rumo a carreira na Europa, foi repleto de polêmicas. Se no início da temporada os melhores sites de apostas esportivas do Brasil consideravam o Grêmio um dos favoritos a conquistar o Campeonato Brasileiro considerando a chegada de Douglas e as boas performances no cenário do futebol brasileiro nos últimos anos, o último capítulo acabou sendo triste para os gremistas com o rebaixamento do tricolor gaúcho para a Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol.
Uma das maiores crises durante a briga pela permanência do Grêmio na elite do futebol brasileiro envolveu o casamento de Douglas Costa. Com a luxuosa festa marcada para o dia 07 de Dezembro no Copacabana Palace desde o meio do ano de 2021, o jogador e sua esposa não contavam que o Brasileirão teria datas adiadas devido a pandemia e terminaria depois da data prevista inicialmente. Com isso, apenas dois dias após a festa o Grêmio entraria em campo contra o líder do campeonato, o Atlético-MG, em partida crucial para definir a possível permanência na elite do futebol brasileiro. Mesmo com toda essa situação, Douglas Costa solicitou a diretoria a liberação para manter o evento, tendo sido duramente criticado por dirigentes e torcedores. Por fim, decidiu-se pelo adiamento da festa e o jogador acabou entrando em campo e marcando um dos gols da vitória do Grêmio na partida, que acabou marcada pela provocação do jogador aos torcedores após o gol marcado. Para piorar, o jogador deletou de suas redes sociais todas as suas fotos com a camisa do Grêmio e apagou de sua biografia de perfil a parte que dizia ser jogador do clube gaúcho.
Douglas começou sua trajetória no Grêmio em 2001, aos 11 anos de idade. Fez sua estreia pelos profissionais em 2008 e após uma negociação frustrada com o Manchester United em 2009 acabou indo para o Shakhtar Donetsk em 2010. Por lá, se tornou uma das grandes estrelas da equipe repleta de outros brasileiros e permaneceu até 2015 quando foi negociado com o Bayern de Munique. Após um começo promissor na Alemanha junto ao treinador Pep Guardiola, acabou caindo de produção e sendo negociado com a Juventus. Na Itália, também não teve grande destaque acabando por retornar ao Bayern de Munique por empréstimo, antes de chegar de volta ao Grêmio, clube brasileiro considerado a sua casa.
No Los Angeles Galaxy, Douglas Costa chega com status de estrela e de uma das principais contratações da equipe para a temporada. No momento, a equipe que já teve em seu plantel ao longo dos anos estrelas mundiais como David Beckham, Zlatan Ibrahimovic e Robbie Keane, se ressente de ter no plantel jogadores diferenciados.
Por outro lado, a saída de Douglas Costa do Grêmio aliviou a folha salarial do clube, que se vê com as receitas reduzidas para 2022 em virtude do rebaixamento para a segunda divisão, mas também o obrigou a ir ao mercado em busca de reforços. A dificuldade no mercado tem sido tanta que o tricolor gaúcho teve que recontratar Diego Souza, outra estrela da equipe no ano anterior e que havia deixado o clube menos de 1 mês antes ao fim do seu contrato.