Douglas Costa é o novo reforço do Los Angeles Galaxy e Grêmio deve ir ao mercado

Douglas Costa

Depois de uma tumultuada passagem em sua volta ao Grêmio, clube que o revelou, o meia-atacante Douglas Costa acertou este mês a sua rescisão com o clube gaúcho e fechou sua ida para o Los Angeles Galaxy, da MLS, a liga estadunidense de futebol.

E o retorno do casamento com o Grêmio, anunciado em maio de 2021, 11 anos após o jogador ter deixado o clube rumo a carreira na Europa, foi repleto de polêmicas. Se no início da temporada os melhores sites de apostas esportivas do Brasil consideravam o Grêmio um dos favoritos a conquistar o Campeonato Brasileiro considerando a chegada de Douglas e as boas performances no cenário do futebol brasileiro nos últimos anos, o último capítulo acabou sendo triste para os gremistas com o rebaixamento do tricolor gaúcho para a Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Uma das maiores crises durante a briga pela permanência do Grêmio na elite do futebol brasileiro envolveu o casamento de Douglas Costa. Com a luxuosa festa marcada para o dia 07 de Dezembro no Copacabana Palace desde o meio do ano de 2021, o jogador e sua esposa não contavam que o Brasileirão teria datas adiadas devido a pandemia e terminaria depois da data prevista inicialmente. Com isso, apenas dois dias após a festa o Grêmio entraria em campo contra o líder do campeonato, o Atlético-MG, em partida crucial para definir a possível permanência na elite do futebol brasileiro. Mesmo com toda essa situação, Douglas Costa solicitou a diretoria a liberação para manter o evento, tendo sido duramente criticado por dirigentes e torcedores. Por fim, decidiu-se pelo adiamento da festa e o jogador acabou entrando em campo e marcando um dos gols da vitória do Grêmio na partida, que acabou marcada pela provocação do jogador aos torcedores após o gol marcado. Para piorar, o jogador deletou de suas redes sociais todas as suas fotos com a camisa do Grêmio e apagou de sua biografia de perfil a parte que dizia ser jogador do clube gaúcho.

Douglas começou sua trajetória no Grêmio em 2001, aos 11 anos de idade. Fez sua estreia pelos profissionais em 2008 e após uma negociação frustrada com o Manchester United em 2009 acabou indo para o Shakhtar Donetsk em 2010. Por lá, se tornou uma das grandes estrelas da equipe repleta de outros brasileiros e permaneceu até 2015 quando foi negociado com o Bayern de Munique. Após um começo promissor na Alemanha junto ao treinador Pep Guardiola, acabou caindo de produção e sendo negociado com a Juventus. Na Itália, também não teve grande destaque acabando por retornar ao Bayern de Munique por empréstimo, antes de chegar de volta ao Grêmio, clube brasileiro considerado a sua casa.

No Los Angeles Galaxy, Douglas Costa chega com status de estrela e de uma das principais contratações da equipe para a temporada. No momento, a equipe que já teve em seu plantel ao longo dos anos estrelas mundiais como David Beckham, Zlatan Ibrahimovic e Robbie Keane, se ressente de ter no plantel jogadores diferenciados.

Por outro lado, a saída de Douglas Costa do Grêmio aliviou a folha salarial do clube, que se vê com as receitas reduzidas para 2022 em virtude do rebaixamento para a segunda divisão, mas também o obrigou a ir ao mercado em busca de reforços. A dificuldade no mercado tem sido tanta que o tricolor gaúcho teve que recontratar Diego Souza, outra estrela da equipe no ano anterior e que havia deixado o clube menos de 1 mês antes ao fim do seu contrato.

Embora a diretoria do Grêmio afirme publicamente que não deve ir ao mercado buscar jogadores para repor a perda de Douglas Costa a realidade deve acabar sendo diferente. Jhonata Robert, primeiro nome que surge como substituto desde o ano passado e exerceu a função nas vezes em que Costa esteve suspenso ou lesionado, acabou sofrendo grave lesão no final do ano passado e deve estar de volta aos gramados somente em meados da temporada.

Outras soluções caseiras para a função podem ser a utilização do colombiano Jaminton Capaz, deslocando o jogador que vinha atuando mais centralizado, ou até mesmo recuar um pouco Janderson, utilizando-o na função. Com a chegada do meia Benitez no início da temporada, o Grêmio esperava não precisar retornar ao mercado para novos reforços. Mas com os dois maus resultados recentes pelo campeonato gaúcho, empate diante do Juventude e derrota para o União Frederiquense, é bem provável que seja necessário rever certas posições e voltar ao mercado em busca de reforços.  Com o acesso à série A sendo o principal objetivo da temporada, convém não errar na montagem do elenco neste início de ano. 

Os jogadores que podem sair do São Paulo de graça As notas dos jogadores do Bahia no empate diante do Grêmio É do Galo! Números de Pavón, em 2020-2021 Os 10 melhores jogadores do PSG no FIFA 12