Muito além de Neymar e Rodrygo: revelações do Santos que brilharam na Europa
Historicamente reconhecido pelo ótimo trabalho feito nas categorias de base e por revelar grandes craques, o Peixe foi a incubadora de ótimos jogadores nas últimas décadas. Alguns deles passaram longos períodos no exterior e fizeram sucesso no principal mercado do esporte: a Europa.
Muito além de Robinho, Neymar ou Rodrygo, os mais famosos Meninos da Vila no século 20, o time bicampeão mundial foi a primeira casa de outros atletas que chegaram a vestir a camisa da Seleção Brasileira, inclusive em Copa do Mundo. O mais curioso é que alguns desses nomes sequer tiveram tempo de brilhar nos gramados brasileiros e ganharam destaque mesmo quando saíram do Brasil.
A mais nova joia da Baixada Santista a deixar o país rumo ao Velho Continente é o ponta-esquerda Ângelo, de apenas 18 anos, negociado com o Chelsea, da Inglaterra. Vivendo uma das piores crises de sua centenária história, o Santos tem buscado negociar seus principais ativos para fazer caixa e não se afundar em dívidas.
O péssimo momento fora de campo tem se refletido também dentro das quatro linhas e o Peixe tem como principal meta para o restante da temporada evitar o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. Não à toa, o clube é um dos menos cotados nas principais casas de apostas de futebol para terminar na zona de classificação para a Copa Libertadores de 2024, com cotação de 1.000 para 1.
Além dos principais nomes que brilharam e brilham em solo internacional nos últimos anos, alguns outros jogadores construíram carreira sólida fora do país. Vamos listar alguns:
Emerson Palmieri
Nascido em Santos, Emerson foi promovido ao time principal do Peixe em 2011, durante a Era Neymar, e tinha apenas 17 anos quando fez sua estreia pelo clube. Ele se firmou no grupo dois anos depois e já em 2014 foi negociado com o Palermo. Depois, passou por Roma, Chelsea, Lyon e agora joga no West Ham.