Centenário cheio de glórias

Dia 12 de Outubro a “Vila mais famosa do mundo”, a Vila Belmiro completará 100 anos. Neste fim de semana, diversas festividades marcaram as comemorações. Diversas homenagens aconteceram neste final de semana, e a maior delas, foi ao lateral esquerdo Léo, que fez seu jogo oficial de despedida, contra o Benfica de Portugal, time que jogou e fez história na europa e também o time que em 1962, o Santos derrotou e conquistou seu primeiro título mundial de clubes. O adversário não poderia ser outro, já que naquela época, eram os dois maiores times que o mundo via jogar. O Santos, com seu elenco cheio de estrelas, liderados pelo Rei Pelé e do outro lado, Euzébio, o maior jogador português de todos os tempos, liderava o Benfica. Outra relevante homenagem foi ao meia Giovanni, ídolo alvinegro nos anos 90, que a convite de Léo, participou da partida amistosa e recebeu uma bela homenagem da diretoria santista, que o condecorou com uma placa.

 

A JOVEM CENTENÁRIA VILA BELMIRO

Após a fundação do Santos, em 1912, o time treinava em um campo no Bairro do Macuco, que não tinha as dimensões oficiais mínimas, e seus jogos eram disputado em um terreno, onde hoje é a Igreja do Macuco, na Avenida Ana costa. Desta forma, em 31 de maio de 1916, após Assembléia geral, foi aprovado a compra de uma área de 16.500m², no Bairro da Vila Belmiro e no dia 12 de outubro do mesmo ano, era inaugurada a praça de esportes do estádio. O primeiro jogo aconteceu 10 dias depois, contra o Ypiranga, pelo Campeonato Paulista, com vitória do Santos por 2×1. Na Vila Belmiro, até então só se poderia fazer jogos durante o dia, pois não havia luz artifical. Em 1931, em um amistoso do Santos x Seleção Santista, foi inaugurado o sistema de iluminação do estádio, e o jogo terminou empatado em 1×1. Em 1933, um dos maiores benfeitores do Santos Futebol Clube, teve seu nome eternizado no Estádio, que passou a se chamar Estádio Urbano Caldeira.

Vila Belmiro em 1916. (Foto: acervo Santos Futebol Clube - www.santosfc.com.br)
Vila Belmiro em 1916. (Foto: acervo Santos Futebol Clube – www.santosfc.com.br)

 

NÚMEROS QUE IMPRESSIONAM

O Santos em seus domínios tiveram resultados que impressionam. São 2.207 partidas realizadas, com incríveis 1.413 vitórias, 434 empates e apenas 360 derrotas. O Santos balançou as redes em 5.591 oportunidades e sofreu 2.616 gols. Os placares mais elásticos foram em 1927 e em 1959, ambos por 12×1, contra o C.A. Ypiranga e Ponte Preta, respectivamente.

Em seus domínios, quem mais dirigiu o Santos foi o treinador Lula, que dirigiu o time em 289 partidas, com 229 vitórias. O segundo com mais jogos é Emerson Leão, com 123 jogos e 79 vitórias. Já pelos jogadores, pela equipe principal Zito foi quem mais jogou pela equipe santista, com 218 jogos, e em segundo, aparecem Pelé e Léo com 210 partidas. Pelé, sempre presente nos números mais expressivos do Santos, é o jogador que mais gols fez no estádio, com 288 tentos marcados, seguido por Feitiço, que marcou em 162 oportunidades e Pepe balançou as redes 152 vezes. Pelé também lidera a estatística de ter marcado mais gols em uma única partida. Em 1964, marcou 8 gols na vitória em sobre o Botafogo de Ribeirão Preto, por 11 x 0. Araken Patusca em 1927 anotou 7 gols na goleada por 12×1 frente ao Ypiranga.

Em seus números ou em qualquer estatística, sempre este trio de ferro estará em destaque, Pelé, Coutinho e Pepe, talvez o melhor ataque que o mundo já viu. (Foto: Acervo Santos Futebol Clube)
Em seus números ou em qualquer estatística, sempre este trio de ferro estará em destaque, Pelé, Coutinho e Pepe, talvez o melhor ataque que o mundo já viu. (Foto: Acervo Santos Futebol Clube)

Em finais na Vila Belmiro, quem mais comemorou conquistas foi o atacante Pepe, com 6 conquistas. Pelé, Tite, Zito e Coutinho conquistaram 5 títulos, Dorval, Mauro Ramos de Oliveira e Lima conquistaram 4 títulos e Manga, Hélvio, Melgávio, Calvet e Laércio, conquistaram 3 títulos.

A Vila Belmiro atualmente tem capacidade para pouco mais de 16.000 pessoas, mas já chegou a ter mais de 30.000 expectadores. Nos três confrontos com maiores públicos, o Santos não teve boas recordações. No jogo com maior público, o time foi goleado pelo Palmeiras por 0x5, em fevereiro de 1976, pelo Torneio Governador do Estado, com 31.662 torcedores. Em 1978, quando perdeu por 2×0 para o Guarani, pelo Campeonato Paulista, teve um público de 31.172 e em 1980, um empate sem gols com a Desportiva de Cariacica em 0x0, pelo Campeonato Brasileiro, levou 31.146 torcedores ao estádio.

 

COMENTÁRIOS DE QUEM JÁ JOGOU CONTRA O SANTOS NA VILA

Ao longo dos anos, a Vila Belmiro se tornou um verdadeiro pesadelo para os adversários. Vários atletas já deram interessantes declarações ao jogar na Vila Belmiro contra o Santos:

”A Vila Belmiro com 15 mil sufoca mais que o Maracanã com 70 mil, parece que os torcedores estão gritando do nosso lado.”Juninho Paulista

”Eu joguei em estádios lotados por todo o mundo, mas pelo jeito que a Vila Belmiro foi construída, jogar aqui é onde a gente mais sente a pressão da torcida.” Raí

”O meu maior medo é enfrentar o Santos na Vila Belmiro, porque lá o bicho pega, é muito mais tensão, muito mais influência do que no Morumbi ou qualquer outro estádio lotado.”Vanderlei Luxemburgo

”O estádio mais difícil de se jogar é na Vila Belmiro.”Rogério Ceni

”Jogar aqui, na Vila Belmiro, é como jogar no inferno.”Canera (jogador do Cúcuta)

Vídeo feito pela SantosTV, 5ª maior TV de um clube do mundo, maior do Brasil, com mais de 19 milhões de visualizações.