Hoje durante a tarde, o meia Elano oficializou no CT Rei Pelé a sua aposentaria no final desta temporada como jogador. O jogador de 35 anos a partir de janeiro próximo, deve ocupar a função de auxiliar técnico. A notícia foi dada pela assessoria de impresna do time santista no final da tarde, pela sua conta do Twitter. Durante a entrevista o jogador disse: “O Santos FC me proporcionou ser um atleta profissional, o que me ajudou a conquistar tudo em minha vida. Aqui eu cresci como ser humano e ganhei títulos importantes. Tenho carinho e gratidão por este clube que me abriu as portas há tanto tempo e, agora, permite que eu continue minha história. Quero agradecer ao presidente Modesto Roma Júnior e o professor Dorival pela oportunidade de começar essa nova fase. O convite do presidente me trouxe muita paz para que eu encerrasse a carreira de jogador e comece a de auxiliar técnico”, disse o camisa 11.
O meia chegou jovem ao time da Vila Belmiro, em 2001, após iniciar sua carreira como profissional no Guarani e União São João, de Araras. Seus primeiros passos no Santos, foram pelas categorias de base, onde chamou atenção pela categoria, marcando vários gols. Com o treinador Emerson Leão, o meia se projetou para o futebol e foi importante nas conquistas do Campeonato Brasileiro de 2002 e 2004. O meia era o “coringa” do treinador, por atuar em várias posições no campo, como lateral direita, volante, meia e até atacante.
Após a conquista do título nacional em 2004, Elano se transferiu para o Shakhtar Donetsk da Ucrânia, o jogador atuou por 3 anos e conquistou também 3 títulos, o bicampeonato Ucraniano e também a Supercopa da Ucrânia. Em agosto de 2007, o meia se transferiu para o Manchester City, onde mesmo sem conquistar títulos, foi destaque do time na temporada 2008/2009. Para a temporada 2009/2010, o meia foi a grande contratação do Galatasaray, onde também conquistou seu espaço, sempre com boas atuações.
No início de 2011, o desejo de voltar ao Brasil falou mais alto, e o meia retornou ao Santos, com um início avassalador, e em poucos meses o meia sagrou-se campeão Paulista, sendo o artilheiro da competição, com 11 gols, algo muito raro em sua carreira. Ao lado de Neymar e Ganso, liderou a equipe na maior conquista pós era Pelé, a Libertadores da América, título este que o clube não conquistava há 48 anos. Elano voltou a ser o “coringa da Vila”, com grandes atuações na competição continental. No início de 2012, após alguns desentendimentos com a diretoria, o meia se transferiu para o Grêmio, onde não conseguiu repetir as boas atuações e em 2014, se transferiu para o Flamengo. Pelo clube carioca, o jogador sofreu com lesões e também não conseguiu emplacar boa sequência de jogos, fato este que fez o clube rescindir contrato.
Se o início de 2014 foi no Flamengo, em setembro Elano foi contratado pelo Chennaiyin FC da Índia, onde por três meses atuou na Indian Super League, sob o comando do italiano Marco Materazzi, sendo um dos destaques no campeonato e artilheiro da competição com 8 gols. E como sempre se diz: “o bom filho a casa torna”, no dia 12 de Janeiro de 2015, Elano retornou ao Santos pela terceira vez e logo de cara também conquistou seu terceiro título paulista. Nesta terceira passagem, o meia foi emprestado novamente ao Chennaiyin em junho e retornou em em dezembro, após a disputa do Campeonato Indiano. Em dezembro, o meia retornou ao Santos, e novamente foi campeão paulista em 2016, conquistando seu 4º título regional pelo clube. Nesta temporada, o jogador atuou em poucas partidas e já vem de informalmente sendo auxiliar técnico do treinador Dorival Jr.
SELEÇÃO BRASILEIRA
Elano teve sua primeira convocação em 2004, nas Eliminatórias para a Copa da Alemanha, no empate em 0 x 0 contra a Colômbia. O jogador conquistou a Copa América em 2007 e a Copa das Confederações em 2009. Em 2010, participou da Copa do Mundo na Africa do Sul, quando marcou 2 gols no torneio, sendo um dos destaques daquele time, no entanto o jogador durante o jogo contra a equipe da Costa do Marfim, sofreu grave lesão, o que o tirou do mundial daquele ano. Em 2011, também participou da Copa América de 2011, mas a seleção foi eliminada de forma vexatória contra a seleção do Paraguai.
NÚMEROS DO JOGADOR:
Santos: 312 partidas, com 69 gols;
Shakhtar Donestsk: 77 partidas, com 22 gols;
Manchester City: 80 partidas, com 18 gols;
Galatasaray S.K.: 44 partidas, com 8 gols;
Grêmio FBPA: 74 partidas, com 17 gols;
Flamengo: 14 partidas, com 3 gols;
Chennaiyin: 11 partidas, com 8 gols;
Seleção Brasileira: 50 partidas, com 9 gols.
Total de 619 partidas, com 145 gols.
No próximo dia 28 de dezembro, o atacante Pedrinho organizará um jogo festivo entre os times “Amigos do Pedrinho” e…
O lateral-direito Rhuan, do Vila Nova, fez em 2024 a temporada com o maior número de jogos da carreira desde…
Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, Breno atuou em várias posições do meio-campo e também até como centroavante, ao…