Elano: “Eles compraram a ideia”
A vitória santista na partida de ontem, contra o Atlético/MG foi um jogo onde todo santista pode dizer que o time voltou a “ser o Santos”, com muita ofensividade, vontade de jogar e vencer seu jogos e com muitos gols. Elano assumiu a equipe, agora como técnico (na primeira vez foi apenas como interino, após a demissão de Dorival Júnior), e com uma semana o time pode se dizer, mudou da água para o vinho. Sob o comando santista, Elano está invicto, venceu os três jogos que disputou, contra Botafogo, Atlético/PR e Atlético/MG. O treinador credita os resultados pela amizade que tem com os jogadores e o fato dos jogadores ‘comprarem suas ideias’, e isto foi comprovado ontem, na vitória do time na Vila Belmiro, diante do Atlético/MG.
“Facilita pelo relacionamento de amizade que eu tenho com eles [jogadores]. Há um, dois anos, eu ainda estava jogando com eles. Conheço todo mundo. Eu brinco: ‘Cuidado com o que estão fazendo que as coisas chegam em mim’. Eles passaram uma semana bem tranquila, com foco no treinamento, e o mérito é todo deles. Ontem (na sexta feira), ficamos até madrugada no refeitório, vendo NBA, todo mundo contando piada”, afirmou Elano durante a coletiva após o jogo.
E foi justamente usando a ‘amizade’, que o treinador tratou de forma especial o jogador mais cobrado e criticado pela torcida atualmente, o meia Lucas Lima, apontado por todos, como um dos principais jogadores da equipe. Treinador e jogador tiveram várias conversas durante a semana e o que se viu foi uma melhora no rendimento do jogador, que demonstrou mais vontade em acertar e se posicionar durante a partida. O futuro do jogador ainda é uma incógnita. Seu contrato vence agora em dezembro e é possível que não se renove com o Santos. Um dos destinos que ganham mais força para o atacante é o Palmeiras.
Como Elano teria dois desfalques certos, Jean Mota suspenso e Copete com conjuntivite, aproveitou a situação para fazer mudanças no time, que lhe fizeram bom efeito. Caju foi bem na lateral esquerda, mesmo tendo Robinho como principal oponente pelo setor, enquanto Arthur Gomes no ataque teve ótima movimentação, fez seu primeiro gol como profissional e o time criou várias situações de gol. Sobre os treinadores anteriores, Elano diz ambos lhe deram bagagem para chegar no atual momento, mas frisou ter suas próprias convicções também. “Foram bons trabalhos, mas tenho a minha maneira de trabalhar, minhas ideias, meu perfil, e a partir do momento em que eu sou o treinador, eu faço do meu jeito. Eu acredito no que estou fazendo”.
