Retornos, saídas e contratações no Santos para 2016
Como todo bom início de ano, o que não pode faltar nos primeiros dias, são as expeculações, dispensas, retornos e contratações. Enquanto os jogadores ainda descansam, a diretoria e a comissão técnica trabalha intensamente em nomes e cifras para compor o elenco.

Retornando de empréstimo, o Santos terá de volta Stéfano Yuri, Pedro Castro, Patito Rodriguez, Jubal, Diego Cardoso, Elano, Lucas Crispim e Rafael Galhardo. Destes nomes, alguns deve ser envolvidos em futuras negociações e moeda de troca e outros, como o caso dos jogadores Elano e Rafael Galhardo, deverão fazer parte do elenco de 2016. Elano que já tinha sua aposentadoria encaminhada para o final do Paulista, deve ter seu contrato extendido até o final do ano, a pedido do próprio atleta, junto à diretoria, enquanto Rafael Galhardo, pelo bom ano que teve no Grêmio, foi uma pedida do treinador, já que o Grêmio não quis exercer o direito de compra.
De saída do clube, são os seguintes jogadores: Gabriel Gasparotto deverá ser emprestado, Leandro, Chiquinho e Nilson não fazem parte dos planos da comissão técnica, Werley e Marquinhos ainda seguem sem acerto e provavelmente não devem alcançar acerto, e Crystian com contrato encerrado, não deve ser renovado.

Com o elenco atual contando com 39 nomes, ainda existem alguns jogadores que podem deixar a Vila. Ledesma, que pouco foi aproveitado em 2015 está insatisfeito, Diego Cardoso tem proposta de empréstimo do Vila Nova/GO, e outros jogadores como Serginho, Pedro Castro, Jean Chera e Léo Citadini, também receberam sondagens de empréstimo, mas ainda não decidiram seu futuro, antes da reapresentação, que acontecerá no dia 6 de janeiro.
Alguns nomes são cotados para desembarcar na Vila, nos próximos dias. Paulinho, meio campista do Flamengo deve se apresentar no dia 5, para assinar contrato por empréstimo para a temporada. Como toda janela que se abre, o nome que mais se ventila nos corredores santistas é o retorno do atacante Robinho e uma possível volta do meio campista Diego Ribas, campeões brasileiros em 2002. Para ambos os casos, a diretoria procura parceiros investidores para arcar com os salários dos jogadores, já que atualmente o time trabalha com um teto salarial de 250 mil, tendo apenas o meio campista Lucas Lima acima deste valor. Além do sonho de reeditar a dupla campeã de 2002, a diretoria trabalha os seguintes nomes: Alan Costa (zagueiro do Internacional), Oswaldo (atacante do Fluminense), Henrique Almeida (atacante do Botafogo/RJ), Ganso (meia do São Paulo), Gum (zagueiro do Fluminense), Ronaldo Mendes (meio campista do ABC) e Pedro Geromel (zagueiro do Grêmio).