Análise: Vasco apresenta crescimento na reta final do Estadual

Classificado para as duas finais do Campeonato Estadual, o Vasco vem dando sinais de melhora que deixa os torcedores animados. Após a chegada de Milton Mendes, o time mostrou um desempenho significativo, principalmente no setor defensivo, onde era visto como a principal baixa do Vasco: sempre levava perigo, até contra times pequenos. E, mesmo sem nenhuma atuação muito inspirada, a evolução após a chegada do técnico é visível e animadora. Estudioso, Milton valoriza as questões táticas, e procura sempre armar a melhor estratégia para cada partida. Desde que o comandante assumiu o time, são três vitória e um empate, contra o rival Flamengo.

Milton Mendes ainda não atuou com o time completo

Desde sua chegada, o Vasco vem sofrendo grandes desfalques durante o Estadual.  Lesões fizeram com que o novo comandante vascaíno perdesse peças importantes do elenco. Um exemplo é o zagueiro Rodrigo, que voltou no último jogo da Taça Rio. Outro desfalque importante, era Luan, que tinha realizado uma cirurgia, e que agora está sendo negociado com o Palmeiros. Luis Fabiano, por sua vez, pegou uma punição de quatro jogos, pela “suposta” agressão no árbitro do clássico contra o Flamengo. Entretanto, o atacante já cumpriu suspensão no último jogo, e fica de fora nos próximos três. Mesmo assim, o Vasco vai tentar um efeito suspensivo para que o atacante jogue no clássico do deste sábado.

Setor defensivo

Nos quatro jogos em que comandou o time de São Januário, o time mostrou enorme evolução no setor defensivo, levando apenas dois gols, contra o Flamengo. E vale lembrar que os dois gols tomados foram após expulsão de Luis Fabiano, e até então, o Vasco só havia levado perigo uma vez. A equipe evoluiu, e passou a tomar poucos sustos durante a partida.

Jogadas ensaiadas

As jogadas ensaiadas entraram de vez no estilo de jogo vascaíno. E isso ficou visível já na primeira partida, onde o time construiu dois lances desse tipo que quase resultou em gol. Na última partida contra o Nova Iguaçu, saiu o primeiro gol em jogada ensaiada:  Nenê cobrou escanteio, Rodrigo desviou no primeiro pau e Rafael Marques apareceu para estufar a rede de cabeça. Segundo o treinador, no futebol de hoje em dia, esse tipo de jogada é fundamental.

Contudo, o Vasco cresceu no momento certo e decisivo, e isso pode ser fundamental na busca pelo Tricampeonato Estadual.  O próximo confronto é contra o Flamengo, no próximo sábado, às 18h30, no Maracanã.

Os jogadores mais jovens a atuarem na Seleção Brasileira nas últimas 10 Copas do Mundo FIM DE UMA ERA! Os jogadores da promissora geração belga com mais partidas em Copas do Mundo Estranho no Ninho! Relembre as campanhas do Marrocos em Copas do Mundo Vini, Messi e mais: O time dos 11 destaques das oitavas de final da Copa do Mundo