Definitivamente, o Vasco não possui adversários na Série B. Mesmo oscilando nos últimos jogos, o Gigante da Colina comprovou que sua volta para à elite e só questão de tempo. O jogo contra o Santos fez com que a equipe de São Januário retornasse a confiança de antes, que já havia sido perdida em alguns jogos, com o baixo rendimento. O Vasco não só jogou de igual para igual contra o Peixe, na última quarta (21), como sobrou contra o Atlético-GO, na disputa pela liderança e único concorrente pelo titulo. De início, até mesmo por obter a mesma quantidade de pontos, o Dragão seria o principal adversário do Vasco. Mas, com o bom esquema tático de Jorginho, que deixou de lado as dúvidas e mexidas erradas, os jogadores se saíram muito bem. Mesmo jogando um tempo no 4-3-3, o técnico vascaíno voltou a utilizar o 4-4-2, com o tradicional losango, ora oscilando para 4-3-2-1.
Contra o Atlético-GO, todos muito bem posicionados: Nenê como o armador, sempre chegando bem ofensivamente, Andrezinho um coadjuvante e tanto, Éderson com faro de gol, atuando efetivamente como um 9, e Jorge Henrique sempre na ponta esquerda. Assim, o time foi superior durante toda a partida. Além disso, a entrada do garoto Alan Cardoso, no lugar de Júlio César (lesionado), deu mais volume ao Vasco. Ele, por sua vez, tem como característica ser mais ofensivo. Além do mais, foi dele que surgiu o primeiro gol, quando acionou Éderson em uma ligação direta para o ataque.
A diferença técnica das duas equipes durante a partida foi evidente. Em algumas oportunidades, o Atlético-GO até tentou surpreender, mas quando isso aconteceu, Mártin Silva, que pouco trabalhou, estava lá para salvar. O Vasco jogou pra cima, não poupou esforços para tentar o gol. O jogo poderia ter acabado por um placar bem elástico para os cruz-maltinos, mas a perda de gol foi constante na etapa final, até Éderson, de cabeça, fechar o placar.
Há alguns jogos, Jorginho cravou Douglas no time titular, atuando como um Volante, mas sempre chegando no ataque como um meia. Agora, além dele, Alan Cardoso pode ser o novo titular na lateral-esquerda; mais uma joia vascaína se firmando nessa reta final do Brasileirão Série B.
Parceiro de Kauã Basile, o atacante Felipe Rafael é destaque e artilheiro nas categorias de base do Santos em 2024…
No próximo dia 28 de dezembro, o atacante Pedrinho organizará um jogo festivo entre os times “Amigos do Pedrinho” e…
O lateral-direito Rhuan, do Vila Nova, fez em 2024 a temporada com o maior número de jogos da carreira desde…