Após um Jenjum de 15 anos sem ganhar um título nacional, num jogo épico no estádio do Morumbi contra o São Paulo, o Vasco se sagrava Bi Campeão Brasileiro do ano de 1989. Iremos relembrar alguns momentos importantes da trajetória de mais uma conquista da grandiosa história do Club De Regatas Vasco Da Gama.
Como dissemos anteriormente, o Vasco não ganhava um título nacional há 15 anos, sendo seu último e até então o primeiro em 1974 com uma bela atuação de Roberto Dinamite, artilheiro do campeonato com 16 gols mas que em 89 fora emprestado á Portuguesa De SP. Romário, cria do Vasco e que tinha ganhado o estadual de 88, foi vendido ao PSV da Holanda.
Sendo assim, o elenco do Bi era formado pelos então jogadores:
Acácio, Luiz Carlos Winck, Quinonez, Marco Aurélio, Mazinho, Zé Do Carmo, Boiadeiro, Bismarck, Sorato, Bebeto e William. Técnico: Nelsinho Rosa.
O clima era totalmente favorável ao São Paulo, jogando em casa e consequentemente com o apoio da sua torcida que lotara o Morumbi. Mas a torcida vascaína não decepcionou. Ficou conhecida como a Invasão Ao Morumbi, as diversas caravanas organizadas pela torcida cruzmaltina, e que levou mais de 15 mil pessoas ao estádio.
Primeiro tempo foi trincado, com um domínio parcial do São Paulo que atacou mais, mas suas jogadas de ataque parava nas mãos do grande goleiro Acácio. O Vasco também atacava com perigo nas jogadas de Bebeto e Sorato, mas sem sucesso.
O segundo tempo começou no mesmo ritmo do primeiro, mas um lance mudaria o rumo da partida que terminaria em um empate morno. Numa arrancada do meio de campo pelo Boiadeiro, que passa para Luiz Carlos Winck na esquerda, cruza perfeitamente na cabeça de Sorato e marca o gol do título.
Momento exato da cabeçada de Sorato aos 5 minutos do segundo tempo.
O Morumbi se calou !. O São Paulo continuava atacando, mas parava nas belas defesas de Acácio, considerado o melhor jogador da Partida. Final : São Paulo 0x1 Vasco Da Gama.
Relembrar grandes jogos do Club que amamos não é viver do passado, mas é resgatar a nostalgia e que temos história. História essa que nos faz grande, ou melhor, gigantes, o GIGANTE DA COLINA.
No próximo dia 28 de dezembro, o atacante Pedrinho organizará um jogo festivo entre os times “Amigos do Pedrinho” e…
O lateral-direito Rhuan, do Vila Nova, fez em 2024 a temporada com o maior número de jogos da carreira desde…
Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, Breno atuou em várias posições do meio-campo e também até como centroavante, ao…