O RETORNO!

O basquete surgiu no Vasco da Gama em 1925, mas o ápice do esporte no club foi no final dos anos 90. No campeonato carioca de basquete, Vasco x Flamengo também levavam multidões para as quadras. Em 1997, com uma equipe formada pelos jogadores por Alexey; Alvin; Charles Byrd; João Batista; Maozão; Marcelão e Mingão, o Vasco da Gama foi campeão da Taça Canela(que equivalia ao estadual), em cima do seu rival em um Maracanãzinho lotado, levando o quinto jogo da série melhor de 5, e se sagrando campeão.

A CONSAGRAÇÃO NO ESPORTE

Na final do McDonald´s Open, em Milão, em 1999, o vascaíno José Vargas (à esquerda) marca Tim Duncan, do San Antonio Spurs - FOTO: Google
Na final do McDonald´s Championship em 1999, o vascaíno José Vargas (à esquerda) marcando o jogador Tim Duncan, do San Antonio Spurs – FOTO: vasco.com.br

No final dos anos 90 pro inicio dos anos 2000, o Vasco da Gama escreveu seu nome e o do Brasil na história do basquete internacional. O club foi duas vezes campeão sul-americano, em uma delas conseguindo vaga para o torneio “Mc Donald`s Championship”, que equivaleu ao Campeonato Mundial de clubes do basquete. O Vasco eliminou vários campeões intercontinentais, até chega a final contra o San Antônio Spurs (EUA), perdendo por 103 a 68. O nível da equipe da NBA era absurdamente maior que a da esquipe cruzmaltina, mas já valia a ida até ali, sendo a primeira equipe brasileira a enfrentar uma equipe da NBA, e ainda por cima em uma final de mundial.

 

 

O RETORNO

Elenco vascaíno campeão da liga ouro - FOTO: vasco.com.br
Elenco vascaíno campeão da liga ouro – FOTO: vasco.com.br

Após diversas tentativas de voltar para a NBB, principal liga de basquete brasileira, o Vasco finalmente carimbou sua volta para a elite do basquete brasileiro, dessa vez na maneira correta. Após tentativas frustadas de parcerias com outras equipes desistentes da competição, o Vasco finalmente montou uma equipe para a disputa da liga de acesso para a NBB. Mas nada disso teria acontecido sem a força da torcida, que ajudou financeiramente, contribuindo com o valor de R$ 235 mil para a reforma do ginásio de São Januário que estava jogado aos entulhos, fechado desde 2011.

A volta para a NBB aconteceu após uma série de jogos emocionantes na final da liga ouro contra a equipe de Campo Mourão. Foram precisos os 5 jogos para o titulo, o Campo Mourão saiu na frente vencendo as duas partidas iniciais mandando os jogos em sua casa. O Vasco conseguiu a reação diante da força da sua torcida, que lotou os próximos dois jogos da equipe em casa, que conseguiu empatar a série e levar para o quinto jogo. A quinta e última partida ocorreu na casa do Campo Mourão, com vitória do gigante da colina por 87 a 77, sagrando-se campeão da liga ouro, e voltando a elite que era seu principal objetivo.

Agora é só aguardar. Vasco terá primeiro pela frente a sua volta ao estadual, marcando seu primeiro encontro contra o Flamengo. Depois tem a sua volta a NBB, com promessa de jogo quente no clássico, por ambas as partes. Será um ganho para o basquete brasileiro ter esse grande clássico nas quadras de volta.

Depois de muito tempo parado, o Vasco mostra que não respira somente o futebol. A volta do basquete mostra também a força do Vasco da Gama, e de sua torcida. Torcida essa que o abraçou, e sofreu vendo tantos esportes dentro do club deixado de lado por muitos e muitos anos. A caminhada vai ser longa, mas tenho certeza que essa torcida está com sorriso no rosto em ver seu club voltando a respira em outros esportes, e não somente no futebol, viva a instituição Club de Regatas Vasco da Gama. #ElesTremem