Recordar é Viver! 17 anos do tetra campeonato do Vasco da Gama.

Relembrar os anos 2000, é reviver momentos épicos e nostálgicos do nosso Vascão. Tempos áureos que ficaram marcados na enorme história vitoriosa do Club De Regatas Vasco Da Gama.

Numa matéria diferente, iremos relembrar nosso último título do comapeonato brasileiro, o tetra campeonato na copa João Havelange em 2001.

Marcado por várias polêmicas, a copa João Havelange foi o maior campeonato já disputado no Brasil, com mais 116 clubes das quatro divisões, dividos em módulos azul, amarelo, verde e branco. Com a CBF impedida de organizar a competição naquele ano, a responsabilidade ficou para o Clube Dos 13, onde o mesmo denominou copa João Havelange em homenagem ao ex presidente da FIFA e CBF, João Havelange.

O Vasco tinha o time dos sonhos com Élton, Pedrinho, Felipe, Juninho, Romário, Odvan e cia e, vinha de uma das maiores viradas do futebol mundial, na Copa Mercosul em cima do também poderoso Palmeiras no até então Palestra Itália.

O Vasco ficou no módulo azul e terminou a primeira fase em quarto lugar. Já na fase final, eliminou Cruzeiro, Goiás e Bahia e chegando a final, enfrentaria o São Caetano que ficou no módulo amarelo e eliminou os tradicionais Palmeiras, Fluminense e Grêmio.

Então chegaria o momento das finais. Foram dois jogos em que o primeiro foi disputado no Palestra Itália com o mando de campo do São Caetano e o segundo em São Januário com o mando de campo vascaíno.

A primeira partida terminou empatada em 1 a 1 com gols de César para o São Caetano e Romário para o Vasco.

Momento exato da queda do alambrado em São Januário.

A segunda partida da final seria disputada em 30 de dezembro de 2000, foi marcada por um dos episódios mais tristes do Vasco. Enquanto a bola rolava, parte do alambrado desambou e deixou mais de 150 torcedores feridos, ocasionado pela super lotação do estádio de São Januário.

Devido ao ocorrido, a partida foi remarcada para o dia 18 de janeiro de 2001 no Maracanã.

O baixinho Romário saudando a torcida vascaína.

Antes da bola rolar para de fato o último jogo da final, a diretoria vascaína protagonizou outro momento épico daquele ano. Os jogadores do Vasco entraram com o símbolo do SBT na camisa, emissora rival da então rede Globo, principal emissora que transmitia e, transmite até hoje o campeonato brasileiro. A partida também marcaria a despedida de Juninho Pernambucano do Vasco, onde o mesmo iria para o Lyon da França.

Com o placar de 3 a 1, com gols de Juninho, Romário e Jorginho Paulista pelo Vasco e Adãozinho pelo São Caetano, à 17 anos os Vasco se sagrava tetra campeão brasileiro do ano de 2001. Naquele mesmo ano, nosso baixinho Romário se tornava artilheiro do campeonato com 73 gols.

Time Vascaíno:

Hélton (Fábio), Clébson (Maricá, Rafael, Patrício, André Ladaga, Leandro Silva), Odvan (João Carlos), Géder (Torres, Paulo Madureira) e Gilberto (Jorginho Paulista, Edinho, André Silva); Paulo Miranda (Ricardo Bóvio, Donizete Oliveira, Wagner, Henrique, Nasa), Fabiano Eller (Jorginho, Jamir, Fabrício Carvalho, William, João Paulo), Juninho Paulista (Botti, Siston, Geovani) e Pedrinho (Leo Lima, Alex Oliveira, Zada); Euller (Viola, Dedé, Leo Macaé) e Romário (Ely Thadeu, Paulo César, Souza)

Vasco a tua glória é a tua história .”