Recordar é Viver: Camisas Negras e a Resposta Histórica.

Se tem algo que o torcedor vascaíno pode ser orgulhar, é o fato de sermos pioneiros na luta contra o preconceito racial e social dentro do futebol. Na segunda matéria do Recordar é Viver da coluna Gigante da Colina, iremos contar como se deu esse episódio primordial na história do Club de Regatas Vasco da Gama.

Camisas Negras

Tudo começa em 1922, após a conquista do que seria hoje a segunda divisão do campeonato carioca, com um placar de 0x0, o Vasco conseguia assim o direito de disputar a série A daquele campeonato no ano seguinte.

Já em 1923, disputando entre grandes na época como América, Fluminense e Flamengo, o Vasco com o time composto por Nélson, Leitão e Mingote; Nicolino, Claudionor e Artur; Paschoal, Torterolli, Arlindo, Cecy e Negrito, ganharia com todos os méritos o título de campeão carioca daquele ano com 11 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota.

A partir daí, o Vasco quebraria todas as barreiras possíveis do futebol. Numa sociedade altamente racista, ao contrário do Fluminense que escondera a cor de um de seus jogadores com o pó de arroz e o Flamengo, que ao contrário do que é conhecido hoje, não aceitava de forma alguma jogadores de renda maia baixa e negros, o Vasco não teve medo e bateu de frente e mostrou que, pra ser Campeão e mais ainda, ser um GIGANTE não existe cor ou classe social, mas sim, FUTEBOL.

A Resposta Histórica

Após a conquista do carioca, os grandes da época, Flamengo e Fluminense se revoltaram e criaram uma liga alternativa, e proporam ao Vasco condições para que o mesmo pudesse participar da competição. Uma delas e a mais absurda, seria a total exclusão de seus jogadores negros, operários e analfabetos.

Em reunião, com unanimidade, os dirigentes vascaínos discordaram completemante das condições que lhes foram propostas e, fizeram a famosa Reposta Histórica. Nela, resumidamente, o Vasco abriria mão de disputar a competição, afim de preservar seus jogadores.

Após a resposta, as classes mais baixas e os negros começaram a ser incorporados no futebol, dentre os mais conhecidos, Garrincha, Barbosa e Pelé, chegando até a seleção principal e levando o nome do futebol brasileiro.

Eu vou torcer
Aqui eu ergui meu templo para vencer
Eu já lutei por negros e operários
Te enfrentei, venci, fiz São Januário
Camisas Negras que guardo na memória
Glória, lutas, vitórias esta é minha história

Que honra ser
saiba eu sou vascaíno, muito prazer
Jamais terás a Cruz, este é meu batismo
Eu tive que lutar contra o teu racismo
Veja como é grande meu sentimento
E por amor ergui este monumento

O verdadeiro time do povo!
Club De Regatas Vasco Da Gama.