Segundo matemático, Vasco está a 11 pontos do acesso à Série A

A torcida vascaína espera ansiosamente pelo retorno à elite. Com 51 pontos, e líder isolado, a volta do Vasco já é dada como certa. A dúvida agora é quando. Segundo os dados dos últimos times que conseguiram o acesso na era dos pontos corridos, a chance de classificação, hoje, é de 97% em São Januário. O matemático Tristão Garcia, aponta 62 como o número para definir o retorno. Neste caso, faltam 11 para os cruz-maltinos.

Essa conta, entretanto, não garante matematicamente o acesso com mais quatro rodadas, o matemático leva em consideração a pontuação da última rodada. Sendo assim, o Vasco estará de volta à Séria A, com 62 pontos, no dia 26 de novembro, data do encerramento da competição, quando enfrenta o Ceará.

”Essa é a pontuação para última rodada. Matematicamente, isso demora um pouco mais. Com 62 pontos, eu garanto que o Vasco estará classificado na última rodada. Para garantir antecipadamente, é preciso de mais”, explicou Tristão.

Em 2009, o Vasco teve retorno confirmado na 34ª, quando chegou aos 70 pontos. Já em 2013, sofreu um pouco mais e teve que chegar até a penúltima rodada para confirmar a vaga com 64 pontos.

Na última coletiva, quando questionado sobre o retorno antecipado, Jorginho disse: “Nosso planejamento é subir o mais rápido possível. É difícil precisar. Já tinha conversado sobre isso, que nos seis jogos seguintes, agora são cinco, a ideia é que o time esteja realmente cravado na primeira divisão. E, aí, ir em busca do título”.

Na última terça (27), o Atlético-GO, vice-líder, deixou escapar dois pontos já no fim da partida: o Joinville empatou o jogo por 1 a 1, após falha da zaga do Dragão.

Caso o Vasco vença seu próximo jogo, contra o Náutico, neste sábado (01), na Arena Pernambuco, chegará a 54 pontos, abrindo 5 pontos de vantagem para o segundo colocado.