Morre Vítor Oliveira, recordista de subidas de divisão
A tarde começou de maneira triste em Portugal ao se saber que Vítor Oliveira, recordista de acessos à primeira divisão, faleceu.
A imprensa portuguesa anunciou esta tarde que Vítor Oliveira morreu hoje, com 67 anos, ao se ter sentido mal após uma caminhada. O técnico tinha o recorde de subidas de divisão da Segunda Liga portuguesa. Assim, o treinador que havia subido 11 vezes da primeira divisão para a segunda divisão, subiu uma última vez. Infelizmente, a última subida era a que todos preferiam que não tivesse acontecido: a subida ao céu.
Na última temporada, o técnico treinou o Gil Vicente. Assim, tal como era característico do treinador, aceitou um desafio que sabia que era difícil, já que o time veio diretamente da terceira divisão. Ainda assim, o time praticou um excelente futebol e terminou na 10ª posição, evitando com larga vantagem o rebaixamento (16º lugar).
O Rei das Subidas era (e ainda é) uma figura emblemática do futebol português, que nunca se predispôs a treinar os times maiores do futebol do país e ainda assim é reconhecido como um dos melhores de Portugal. Assim, apesar da sua praia ser a segunda divisão, onde gostava de garantir a subida dos seus times para a Liga NOS, quando ele se encontrava na primeira divisão sempre praticava um bom futebol. Um exemplo é o fato de que a melhor temporada do Portimonense desde que voltou à Liga NOS foi a primeira, com Vítor Oliveira, quando ficou em 10º lugar.
Não conheço nenhuma pessoa que não goste de Vítor Oliveira e essa é a maior conquista de um treinador que foi gigante sem ter treinado nenhum gigante.
Foto: Getty Images