O Goiás encerrou sua campanha no Campeonato Brasileiro da Série B com o objetivo alcançado ao fim da longa e difícil competição. A equipe teve um início muito ruim, onde chegou a frequentar a zona de rebaixamento em 10 das 12 primeiras rodadas.
A reação começou após a chegada do técnico Ney Franco onde o Verdão manteve sequência de invencibilidade e regularidade na competição. Apesar dos tropeços contra Avaí, Criciúma e Coritiba na reta final, a equipe garantiu o acesso à Série A com uma rodada de antecedência, terminando na 4° colocação com 60 pontos somados.
Aqui listamos os 5 melhores jogos do Maior do Centro-Oeste na Série B do Brasileirão. Avaliando a qualidade dos confrontos, importância das partidas e o nível de dificuldade em cada uma delas.
5°| Atlético-GO 1 x 3 Goiás – 8° Rodada • Estádio Olímpico.
O Goiás chegou para esse clássico vivendo o seu pior momento na temporada. A equipe ainda não tinha vencido nenhuma partida no Brasileirão e vinha de derrota para o Boa Esporte em pleno Serra Dourada. Tudo complicou ainda mais quando Júnior Brandão aos 6 minutos abriu o placar para o Dragão.
O time começou ameaçar com chutes de fora da aérea e foi daí que iniciou a reação Esmeraldina após uma bela finalização do recém contratado, Felipe Gedoz. Renê Santos foi expulso no final da primeira etapa, o que aumentou os ânimos Esmeraldinos, que logo aos 16 do segundo tempo virou a partida com o centroavante Lucão. A predominância em campo era evidente principalmente com um homem a mais. Então surgiu a estrela Esmeraldina aos 45 minutos de jogo com Michael, após uma linda jogada pela esquerda o jovem jogador encontrou Lucão, sempre ele, livre dentro da área para marcar o 3° e liquidar a incrível virada Alviverde.
Escalação: Marcelo Rangel (Marcos); Alex Silva, David Duarte, Edcarlos e Ernandes. Léo Sena (Giovanni), Gilberto Júnior e Felipe Gedoz. Carlos Eduardo, Maranhão (Michael) e Lucão.
4°| Oeste 1 x 3 Goiás – 37° Rodada • Arena Barueri.
O Verdão não demonstrou seu melhor futebol nessa partida contra o Oeste. Aliás, bem longe disso. Mas foi a partida que selou o acesso à primeira divisão e contou com fortes emoções, merecendo sim o seu lugar nesta lista.
O time Goiano foi para São Paulo com a expectativa de buscar o acesso, apesar das 3 derrotas nos últimos 5 jogos e um indício de desconfiança/ansiedade dos jogadores. Após um primeiro tempo morno e sem grandes oportunidades, Goiás x Oeste voltaram para a segunda etapa buscando a vitória. Sabendo do resultado de 2×2 entre Vila Nova e Criciúma no Serra Dourada, o Goiás só precisava vencer seu compromisso para subir de divisão.
Mas não foi nada fácil, e tudo ficou ainda mais complicado quando Mazinho, o artilheiro do Rubrão, abriu o placar aos 20 minutos do segundo tempo. Não demorou muito e 2 minutos depois Giovanni cobrou falta com maestria e encontrou Alex Silva dentro da aérea para desviar de cabeça. O lateral direito Esmeraldino não estava vivendo uma boa fase, mesmo assim demonstrou muita raça durante o jogo inteiro, principalmente no gol da virada Goiana aos 32.
Alex Silva saiu na cara do gol e tentou por cobertura, a zaga conseguiu tirar na primeira mas não teve sucesso na segunda, consagrando o herói Alviverde. Giovanni, o 10 do time ainda marcou o 3° já nos acréscimos após passe de Júnior Viçosa, o gol que recolocou o Goiás na elite do futebol Brasileiro. Que jogo!
Escalação: Thiago Cardoso, Alex Silva, David Duarte, Victor Ramos e Ernandes. Gilberto Júnior, Giovanni e João Afonso (Léo Sena). Rafinha (Maranhão), Michael e Junior Viçosa.
3°| Goiás 3 x 0 CSA – 20° Rodada • Estádio Olímpico.
Goiás x CSA se enfrentaram pela primeira rodada do segundo turno da Série B. O Verdão ocupava a 10° colocação e vinha de derrota para o Brasil de Pelotas por 1×0 jogando fora de casa. Enquanto o CSA mirava a liderança do Brasileirão e tinha vencido o Juventude por 1×0 na 19° rodada.
Em termos de atuação essa sem dúvidas foi uma das melhores do Goiás nos últimos anos, o CSA praticamente não viu a cor da bola em Goiânia, apesar da boa fase em que vivia. O Verdão iniciou a partida impondo seu ritmo e quase marcou o primeiro com Felipe Garcia que parou na trave do goleiro Felipe. Aos 30 minutos Renato Cajá pegou a sobra do escanteio cobrado por ele mesmo e levantou na área. Lucão, o vice artilheiro da Série B, apenas empurrou para o fundo das redes.
O jogo complicou muito para os Alagoanos após a expulsão do zagueiro Xandão ainda na primeira etapa. No segundo tempo o Goiás não deu vez ao CSA e mandou 2 bolas no travessão com Renato Cajá e Michael antes de marcar outra vez. Após finalização forte de Rafinha, o goleiro espalmou e Michael não perdeu a chance. Já no final da partida Michael encontra Felipe Gedoz livre dentro da área para marcar o terceiro gol Esmeraldino e finalizar a grande atuação dentro dos seus domínios.
Escalação: Marcos: Alex Silva, David Duarte, Victor Ramos e Ernandes. João Afonso, Renato Cajá e Giovanni (Léo Sena). Felipe Garcia (Rafinha), Michael e Lucão (Felipe Gedoz)
2°| Goiás 3 x 1 Fortaleza – 24° Rodada • Estádio Olímpico
O Goiás chegou para esse compromisso contra o líder Fortaleza sob muita pressão devido ao clássico da última rodada diante o Vila Nova. A vergonhosa derrota por 3×0 para o maior rival deixou o clima muito pesado e o time fora do G4 da competição, precisando assim dar uma resposta ao seu torcedor.
A partida começou com grande equilíbrio, onde as equipes se estudaram muito nos primeiros minutos. Marcos fez uma grande defesa após chute de Dodô e impediu o time Cearense de abrir o placar com 22 minutos. A resposta Esmeraldina veio com Victor Ramos aos 28 do primeiro tempo após aproveitar o bate e rebate na pequena área e inaugurar o marcador. Michael logo na sequência saiu cara a cara com o goleiro Marcelo Boeck e mandou na trave. Ernandes aos 36 ainda da primeira etapa recebeu de Lucão e finalizou no canto baixo do arqueiro Tricolor, marcando o 2°.
No segundo tempo o Goiás diminuiu o ritmo e viu o Leão criar as melhores oportunidades. O goleiro Marcos que vinha fazendo uma boa partida, acabou aceitando o chute de muito longe do meia Felipe. O torcedor Esmeraldino não ficou preocupado por muito tempo. Ernandes, o lateral esquerdo artilheiro, recebeu lindo passe de Maranhão aos 31 minutos e só tocou na saída do goleiro. 3×1 vitória garantida e pressão aliviada.
Escalação: Marcos: Alex Silva, David Duarte, Victor Ramos e Ernandes. Gilberto Júnior, Renato Cajá e Giovanni. Rafinha (Júnior Viçosa), Lucão (Maranhão) e Michael
1°| Juventude 3 x 5 Goiás – 31° Rodada – Estádio Alfredo Jaconi.
Esse duelo foi um dos mais emocionantes e imprevisíveis da história do Maior do Centro-Oeste, fazendo por merecer a primeira colocação desta lista.
O Verdão tinha empatado com o Londrina pelo placar de 0x0 no Estádio Olímpico e buscava encostar no líder Fortaleza. Já o Juventude beirava a zona de rebaixamento e não vencia à 6 partidas. O que estava em jogo demostrava a importância da partida e o que esse confronto reservaria.
Logo nos primeiros minutos o Goiás já demonstrava que não faria um bom primeiro tempo. O Juventude chegou a marcar logo com 8 minutos mas o bandeirinha assinalou corretamente o impedimento. Aos 39 Hugo Sanches recebeu de Vidal e bateu no canto do goleiro Marcos, abrindo o placar. 2 minutos depois Lucas apareceu livre dentro da pequena área e de forma incrível mandou para longe. Mas a superioridade do time gaúcho era tanta que não demorou muito para Hugo Sanches, ele novamente, marcar um golaço de fora da área.
O segundo tempo Esmeraldino precisaria ser perfeito para sair do Alfredo Jaconi com um placar melhor, e foi isso que aconteceu. Em 2 minutos o Verdão marcou duas vezes e empatou o duelo. Primeiro gol com Lucão após o escanteio rasteiro cobrado por Giovanni, mostrando toda a desatenção que o Juventude voltou para a segunda metade de partida. Depois Michael aos 18 minutos bateu forte cruzado e venceu o goleiro Douglas.
A virada Esmeraldina veio com outro gol do excelente Michael fazendo um cruzamento a meia altura que passou por todo mundo e morreu no fundo das redes. A defesa do Juventude à essa altura já estava toda desorganizada e Robinho aos 39 minutos aproveitou para fazer o 4×2.
O jogo já aparentava estar decidido, assim como parecia durante o primeiro tempo. Mas Micael aos 46 marcou para os Jaconeiros e deu esperanças para o seu torcedor. No último lance da partida uma oportunidade de ouro para o Juventude após cobrança de escanteio. O goleiro Douglas foi para a grande área tentar o cabeceio mas não obteve sucesso, já que Júnior Viçosa tirou de cabeça e a bola sobrou para Felipe Gedoz que com muita categoria, carregou até perto da área para empurrar no gol vazio. Finalizando assim a chuva de gols nessa incrível partida Esmeraldina, sem dúvidas uma das mais emocionantes da história.
Escalação: Marcos: Alex Silva, David Duarte, Edcarlos e Ernandes. Gilberto Júnior, Renato Cajá (Robinho) e Giovanni. Michael, Lucão (Felipe Gedoz) e Rafinha (Júnior Viçosa).
Esses foram os melhores jogos do Goiás nessa temporada de Série B. Vale lembrar aqui as atuações diante o Paysandu (3×2 na Curuzu), o clássico entre Atlético Goianiense x Goiás no segundo turno (2×1) e a grande virada frente ao Figueirense no Orlando Scarpelli (2×1).
POR: GUILHERME FERREIRA.
Galo irá apresentar as garantias bancárias ao Talleres para sacramentar o acordo pelo meio-campista por US$ 4 milhões (R$ 22,3…
O atleta está com o elenco, mas pode estar a disposição no confronto, caso o pedido suspensivo seja aceito pelo…
O atleta de 24 anos foi uma das recentes revelações do clube alvinegro, e deixará 12 milhões de euros aos…