Em 1983, pela primeira vez, o Grêmio pintava a América e o mundo inteiro de azul, preto e branco. O brilhantismo do camisa 7 Renato Portaluppi, De Léon, China, Osvaldo, Mazarópi, Espinosa e tantos outros nomes, marcaram a nossa história imortal em um feito inédito: Grêmio eterno Campeão Mundial.
Há 37 anos atrás, o tricolor gaúcho entrava em campo com uma das camisas mais bonitas da sua história. A Adidas, patrocinadora oficial, foi capaz de lançar um manto visto com bons olhos pelo mundo todo. Quem diria que naquele ano, todos realmente conheceriam a camisa do Grêmio. A camisa com listras azuis, pretas e brancas finas e gola V branca, por mais que parecesse simples, se tornou uma das mais importante da história do imortal.
O elenco do Grêmio tinha uma meta muito importante a ser cumprida quando vestiu aquela camisa pela primeira vez. Primeiro, ganhar a Libertadores e o próximo passo seria ser Campeão Mundial. Os imortais eternizados em nossa história cumpriram o objetivo de forma valente, desbancando grandes times até chegar na taça.
A campanha da conquista da maior competição da América começou com uma revanche: na primeira fase, o imortal desbancou o Flamengo numa reedição da final do brasileiro de 1982. Além dos brasileiros, o grupo contava com Blooming e Bolívar, da Bolívia. Após passar com 5 vitórias e 1 empate, o tricolor caiu no grupo da morte das semi-finais com Estudiantes e América de Cali. Em jogos marcantes, o Grêmio se classificou com 5 pontos, contra 4 dos argentinos e 3 dos colombianos. A final contra o poderoso Peñarol foi marcante, e o gol de César é um dos mais lembrados da história gloriosa do tricolor.
No mundial, embate memorável contra o poderoso esquadrão do Hamburgo. Numa partida bem jogada e tensa, o empate no tempo normal levou a peleja para a prorrogação. Aos 3 minutos, Renato dribla seu marcador e acerta um belíssimo chute, eternizando seu nome e sua imagem, fardado da camisa mais linda da história gremista. Os alemães não tiveram força o suficiente para pressionar o tricolor e foi só segurar o placar para consagrar a maior conquista da história do imortal.
Foto Capa: Divulgação / Grêmio FBPA
O clube ainda conta com o retorno de Dudu e Fausto Vera, além de João Marcelo, que foram desfalques no…
Lyanco sentiu dores na coxa esquerda durante a vitória por 2 a 1 na última quinta-feira (14) contra o Godoy…
Por fim, o atacante elogiou a passagem de Rabello pelo Galo, destacando o profissionalismo do mesmo no clube.