A Arena do Grêmio: fatos e números.
O início de tudo:
Em meados de 2006, o Grêmio começou a desenvolver a ideia de construir um novo estádio de futebol, pois o Olímpico Monumental passaria a não atender mais as expectativas do clube, devido a sua longevidade e o alto custo de manutenção. O Grêmio focava na construção de um estádio autossustentável, diferente do velho casarão que já não atendia os padrões FIFA.
Com toda a parte burocrática que visava atrair parceiros para o projeto, escolher o local de construção e o reconhecimento da Arena como empresa e detentora de direitos, apenas em 2010 se iniciou as obras no bairro Humaitá.
O lançamento oficial das obras, no dia 20 de Setembro ficou marcado com uma enorme carreata saindo do Estádio Olímpico. Ainda, na cerimônia realizada para dar inicio a construção, Hugo de León plantou um pedaço de grama do estádio Olímpico no terreno da Arena e de forma simbólica, apertou o botão de uma máquina para ligá-la.
O Adeus ao velho casarão e a estreia da Arena do Grêmio:
Antes mesmo do Adeus oficial, a torcida se reunia ao redor do estádio, onde mais de dez mil torcedores abraçavam o estádio que fora palco de inúmeras histórias de imortalidade. Dias depois, houve o emocionante jogo de despedida do Olímpico Monumental e bairro da Azenha, que ficou marcado na vida das mais diferentes gerações de torcedores gremistas.
A partida contra o rival terminou 0x0 e após o apito final do juiz, todos os cantos do velho casarão eram tomados pelo som de choro em meio a cânticos e homenagens dos inúmeros torcedores que se fizeram presentes e que jamais esquecerão os anos de glória e apoio dentro daquele eterno estádio.
Em 08 de Dezembro de 2012, aconteceu a tão esperada inauguração da nova casa. O jogo de inauguração, escolhido a dedo para relembrar o título do Mundial de 83, contava com mais 60 mil apaixonados dentro do estádio. Com o placar de 2×1 e vitória tricolor, o espetáculo contou também com a provocação de André Lima ao comemorar o seu gol e o primeiro gol da Arena, imitando o gesto do goleiro Kidiaba na vitória do Mazembe sobre o Inter na semifinal do Mundial de Clubes de 2010.